Adega em casa: conheça estilos e como montar a sua

22 de março de 2023 em  Dicas

Ter uma adega em casa é sinal de requinte e estilo. Além de ser algo necessário para quem gosta de colecionar vinhos, esse pode ser um espaço de tranquilidade e relaxamento em um ambiente receptivo. 

Mas você sabe o que é necessário para montar uma adega em casa e como decorá-la? Confira dicas e inspirações para você fazer a sua! 

Condições ideias para uma adega em casa

Uma adega deve oferecer boas condições para manter a qualidade do vinho. Para isso, a adega deve manter a bebida:

– longe da luz direta do sol;

– em uma temperatura constante (especialistas indicam algo em torno de 14°C);

– longe de fontes de calor, como forno e fogão;

– longe do excesso de umidade ou ambientes extremamente secos.

Estilos de adega

Agora que você já sabe o básico para armazenar com cuidado os seus vinhos, é hora decidir o estilo da sua adega. Por isso, trouxemos algumas ideias para você se inspirar.

Adega clássica

Uma decoração clássica traz diversos elementos mais tradicionais para deixar sua adega bonita, confortável e com uma aparência moderna. Aposte em pisos e revestimentos de madeira ou de pedra, além de prateleiras também de madeira.

Esse estilo se adapta a qualquer tipo de casa ou apartamento, sendo grande ou pequeno. Também combina facilmente com qualquer tipo de mobiliário ou decoração.


Adega escandinava

Se você busca um ambiente minimalista, simples e sofisticado, pode apostar no estilo escandinavo para a sua adega. Para isso, a decoração e os móveis devem ter linhas retas e cores neutras. Você também pode buscar trazer mais conforto com poltronas e tapetes na área de degustação. 


Adega industrial

Para quem curte um visual mais rústico e até quem gosta de história do vinho, o estilo industrial é o mais indicado. Esse visual pode ser alcançado com tijolo aparente, prateleiras de metal e móveis mais rústicos. 


Aproveite espaços

Uma adega não precisa ser um cômodo completo. Existem diversas soluções para você ter sua coleção de vinhos em espaços inusitados da casa, o que até serve como um upgrade na decoração. Seja aproveitando um canto, usando soluções de marcenaria criativa ou investindo em um estilo portátil, você terá a sua adega com sua cara e que atende às suas necessidades. 


Gostou das dicas? Então continue de olho no nosso blog para mais informações e novidades sobre morar.