Tapetes podem ser peça de destaque na decoração

10 de abril de 2023 em  Dicas

O tapete é um acessório de decoração coringa que pode trazer muito charme e aconchego ao seu apartamento
O tapete é um objeto que traz conforto e personalidade aos ambientes. Com certeza, trata-se de um elemento indispensável à decoração. As cores podem ser determinantes para a escolha deste acessório.
Os estampados imprimem um clima jovial e conferem personalidade ao espaço. Os de cores neutras trazem, seguramente, conforto ao ambiente e melhoram a sensação de amplitude.
Para escolher a cor certa é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente. Os tapetes de tons escuros tendem a diminuir o local. Assim, podem ser usados, principalmente, se o espaço for muito amplo.
Os tapetes étnicos e muito coloridos são mais adequados com mobiliários neutros ou com tons mais fechados. Neste caso, fazem contraponto e garantem harmonia.

Tapetes dão vida à decoração

Uma dica importante é que a definição do modelo de tapete ideal para a decoração de seu apartamento deve suceder sempre a escolha do mobiliário, já que os tapetes servem também para delimitar os espaços, principalmente, quando se trata de ambientes integrados.
Um apartamento, por exemplo, com living, com ambiente para o jantar e com home theater poderá ter os espaços definidos por tapetes, sendo que cada um deles contribuirá para a composição de um determinado ambiente e, portanto, de um estilo.
Assim, é fundamental que o tapete esteja associado ao estilo do mobiliário para que se consiga mais harmonia entre as peças.
Em relação ao tamanho do tapete, há dois fatores que deverão ser observados. Um deles é a metragem do espaço onde ele será colocado. O outro é a relação entre a proporção do tapete e o mobiliário. Uma dica importante é pensar sempre no tapete como uma “moldura” para os móveis.

Tapetes de fibras naturais ou sintéticos na decoração?

Há muitos tipos de tapetes no mercado. Os sintéticos costumam ter preços mais competitivos. Fibras sintéticas, como náilon, acrílico e poliéster, são indicadas para locais de maior circulação de pessoas e de alimentação. Precisam ser limpos mais frequentemente.
Já os tapetes de fibras naturais, como o sisal, caem bem em salas de estar e varandas. Os tapetes felpudos são mais indicados para espaços dedicados ao relaxamento e ao descanso, como quartos e salas de TV.
Ficou interessado em saber mais sobre decoração e obter outras dicas?
Quer saber um pouco mais sobre os projetos de nossa empresa?
Acesse www.perplan.com.br.