Decoração: paredes coloridas para relaxar

31 de maio de 2021 em  Dicas

As cores impactam em nosso corpo e mente e, entre elas, algumas ajudam no momento de relaxar. Saiba quais são e como seu uso nas paredes de casa podem causar esse efeito.
Sabemos que o lar é nosso refúgio, onde recarregamos energias, onde damos uma pausa da correria que é o dia a dia, cheio de estímulos visuais e sonoros que nos mantêm atentos. Mas chega à noite e queremos o quê? Isso mesmo, relaxar! Assim como as luzes e os sons, as cores quentes podem nos manter despertos e agitados. As cores claras e frias causam efeito contrário.
A ciência por trás das cores é estudada por publicitários, psicólogos, arquitetos ou até designers. Até a técnica milenar chinesa Feng Shui, que trabalha a harmonização energética dos ambientes, pode usar as cores neste processo.
É muito importante escolher uma cor em um tom que ajude a manter esse clima de relaxamento em quartos, banheiros ou salas. Separamos algumas sugestões para você.

Azul

Essa cor, em tonalidades mais leves, deixa a gente se sentindo no céu. Estudos apontam que essa cor impacta até no comportamento do bebê.

Lilás/Violeta

Como uma ramificação do azul, esses tons mais claros do roxo trazem a mesma tranquilidade da cor azul. De acordo com estudos energéticos das cores, ela está ligada à espiritualidade.

Verde

Claro que quando falamos em paletas de tons de verde pensamos em natureza, um grande refúgio de tranquilidade, no equilíbrio perfeito dentro de casa. Há artigos que afirmam que o verde influencia na leitura.

Cinza

Para quebrar a claridade que a cor branca pode trazer, utiliza-se o cinza para dar um pouco mais de neutralidade ao ambiente.