Como a queda da Selic ajuda a comprar seu imóvel

3 de abril de 2020 em  Mercado

Com certeza você já ouviu muito falar da taxa Selic, mas você sabe o que ela realmente significa para o seu bolso? E como a taxa Selic afeta a compra do seu imóvel?  

Hoje, com essa taxa cada vez mais baixa, é o momento certo para você adquirir o seu imóvel. Além disso, políticas de financiamento habitacional que vêm sendo adotadas no País, incentivam essa compra. 

Entenda como isso funciona neste artigo!

Como funciona 

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira, que é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). 

Os juros são uma das ferramentas usadas para o controle da inflação, ou seja, do aumento contínuo dos preços em geral na economia. 

Então, quando a inflação está alta, o Banco Central aumenta a taxa básica de juros para diminuir o consumo e forçar a baixa dos preços. Assim, com a alta da Selic, todos os títulos atrelados a ela e, consequentemente, os custos dos bancos também aumentam.

Porém, quando a inflação está baixa, o Copom diminui os juros para estimular o consumo. Desta forma, o custos dos bancos diminuem e isso reflete nos preços dos produtos que estas instituições oferecem.

Selic e o financiamento de imóveis 

Para os bancos, a Selic representa o quanto irá custar levantar dinheiro para conceder empréstimos e financiamentos.  

Assim, com a baixa desta taxa, os custos para os bancos diminuem, o que permite que os juros de empréstimos e financiamentos também diminuam. 

Aí está a maior vantagem para quem quer comprar um imóvel, já que o financiamento de imóveis também é afetado por essa conta. Isso também vale para outros tipos de financiamento, como o de automóveis. 

Mas lembre-se: a Selic não representa o percentual de juros que você paga pelo seu financiamento, apenas uma parte dele. Outros valores são incluídos no seu financiamento, como a taxa de risco, impostos e o lucro.  

Porém, isso não diminui as vantagens da baixa da Selic, uma vez que ela é a referência para as demais taxas. 

Como está a Selic hoje

Atualmente (Abril de 2020), a Selic está em 3,75%, a menor taxa da história. Para você ter uma ideia, há alguns anos, a taxa Selic estava a 10%. Além disso, a expectativa é de que ela caia ainda mais, devido ao cenário econômico internacional.  

A atual política de financiamento habitacional também facilita a vida de quem quer realizar o sonho do imóvel próprio. Instituições financeiras oferecem financiamentos com juros cada vez menores que variam de acordo com a faixa de renda do consumidor.

Ou seja: esse é um bom momento para financiar seu tão sonhado imóvel, ainda mais considerando a valorização do mesmo a longo prazo.

Agora que você já sabe como a Selic afeta a compra do seu imóvel, conheça os empreendimentos Perplan!