Sua casa ou apartamento pode ganhar uma biblioteca

18 de agosto de 2021 em  Dicas

Biblioteca em casa

É possível tornar o ambiente de sua residência ainda mais pacífico como o de uma biblioteca e, ainda, garantir bons momentos em tempos de isolamento

 

Para os amantes de literatura, o desejo de unir seus dois melhores lugares no mundo pode ser considerado um sonho. A comodidade de casa e o ambiente confortável de uma biblioteca proporcionam a muitas pessoas sensações de paz e tranquilidade a uma propícia boa leitura. Entretanto, é preciso planejamento para garantir um espaço estruturalmente ordenado e modernizado.

Planejamento financeiro

De início é importante analisar o principal dos planejamentos: o financeiro. Sendo assim, caso faça a contratação de um arquiteto e/ou decorador é indicado ser transparente quanto a gostos e preferências, para que a biblioteca seja construída de forma consciente.

Michele Kilo, biblioteconomista da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), explica que o preço cobrado para todo o processamento técnico de uma biblioteca pode variar pela quantidade de obras existentes e pela demanda do usuário.

Por exemplo, o morador pode pedir que os livros sejam catalogados em um software ou apenas em uma tabela de Excel.

Local

Vale refletir que locais de maior tranquilidade são de valor fundamental para se instalar uma biblioteca, portanto, não só fatores externos, como as características naturais do bairro onde a casa ou apartamento está, devem ser levados em consideração.

O cômodo da casa no qual será feita a obra deve ser propício a evitar barulhos que possam incomodar e ecoar até o local. Por exemplo, se o imóvel é ao lado de uma lavanderia, a biblioteca deverá ser feita do lado aposto. Lugares com boa iluminação, silêncio e climatização adequada são as devidas opções. Posicionar estantes, poltronas, tapetes e objetos de decoração em pontos estratégicos também é fundamental para se criar um ambiente organizado.

Espaços livres no local ajudam a criar a sensação de liberdade, de estar confortável. Vale lembrar que bibliotecas são espaços em que os leitores passam muito tempo em concentração, sendo assim, é importante se sentir bem nesse local.

Móveis e decorações

Outra dica é com relação aos móveis. Se os livros que serão dispostos nas prateleiras são pesados e grandes, é recomendado aderir a estantes e móveis de madeira maciça e grossa. Prateleiras de cores neutras são recomendadas para criar um ambiente mais tranquilo.

“Invista em um sofá ou poltrona confortáveis. É necessário para uma boa leitura, afinal, você pode passar horas fazendo isso. O lugar precisa ser aconchegante, com boa iluminação também”, disse a arquiteta Ana Karina Abud.

Com relação à decoração, é indispensável levar em consideração o que hoje é popularmente conhecido como “poluição visual”. O ambiente deve ser do agrado do leitor, conforme gostos e preferências. Entretanto, espaços calmos como bibliotecas exigem soluções que proporcionem a mesma sensação. Cores neutras, quadros sucintos e sem uma extravagância em termos de objetos de decoração são dicas valiosas no momento da decisão das compras. 

Organização e limpeza

Manter os livros organizados por cor de etiquetas, tamanhos ou até mesmo por gêneros literários facilita muito a organização e dá tranquilidade no momento de se buscar algum ou até mesmo por aplicativos.

Bibliotecas são principalmente famosas pela sensação que proporcionam. O cheiro de livro (velho ou novo) e a paz do ambiente são as primeiras lembranças que nos remetem a esses lugares.

Portanto, a limpeza do local deve ser devidamente rigorosa, a fim de não danificar tanto a estrutura física como harmônica do ambiente. É recomendado também a quem possui tal gosto o uso de aromatizantes e produtos que possibilitem um cheiro ainda mais agradável.