Você já ouviu falar em pocket garden?

7 de julho de 2023 em  Dicas

É um conceito de jardinagem que se refere a um pequeno jardim ou área verde projetada para caber em espaços compactos, como quintais pequenos, varandas ou até mesmo em espaços internos.

Os pocket gardens são populares em ambientes urbanos, onde o espaço ao ar livre é escasso. Eles oferecem uma maneira de trazer um pouco de natureza para dentro de casa ou para espaços externos menores.

A ideia principal por trás de um pocket garden é criar um oásis verde em espaços limitados, onde uma área disponível pode ser bastante restrita. Esses jardins são geralmente projetados com plantas em vasos ou canteiros elevados, otimizando o uso vertical do espaço. Eles podem incluir uma variedade de plantas, como flores, ervas, suculentas, vegetais ou até mesmo pequenas árvores e arbustos.

Que tal  montar o seu próprio pocket garden? Aqui está um passo a passo para ajudá-lo:

1 – Local

Decida onde você deseja montar o seu pocket garden. Pode ser uma varanda, um pequeno canto no quintal ou até mesmo um espaço interno bem iluminado. Certifique-se de que o local recebe luz solar adequada para as plantas que você deseja cultivar.

2 – Estilo

Pense no estilo e no tema que você deseja. Você pode optar por um jardim de ervas, um jardim de flores coloridas ou até mesmo um mini pomar com árvores frutíferas em vasos. Escolha plantas que se adequem ao seu espaço e que você tenha facilidade em cuidar.

3 – Preparação do Solo

Se você está montando o pocket garden em vasos ou recipientes, certifique-se de usar um solo de boa qualidade e adicionar algum material orgânico, para fornecer nutrientes extras para as plantas.

4 – Escolha as plantas

Selecione as plantas que você deseja cultivar no seu pocket garden. Leve em consideração o tamanho do espaço disponível e as condições de luz. Algumas opções populares são: ervas aromáticas (como manjericão, sálvia e alecrim), suculentas, plantas de folhagem colorida (como as Calatheas) e mini árvores frutíferas.

5 – Paisagismo

Arrume as plantas no seu pocket garden de acordo com o seu estilo e tema. Pense na combinação de cores, texturas e alturas das plantas para criar um visual agradável. Você também pode adicionar elementos decorativos, como pedras, vasos decorativos ou pequenas esculturas, para dar um toque especial.

6 – Cuidado

Mantenha suas plantas bem regadas e cuide delas regularmente. Verifique se elas estão recebendo certa quantidade de água e luz solar. Faça a poda adequada, remova folhas mortas e aplique fertilizante, se necessário. Lembre-se de que cada tipo de planta tem suas necessidades específicas, então é importante pesquisar sobre cada uma delas.

Agora é hora de desfrutar do seu pocket garden. Reserve um tempo para relaxar no seu refúgio verde, aproveite o aroma das flores ou colher ervas frescas para cozinhar. Os pocket gardens são uma forma maravilhosa de trazer um pouco de natureza para o seu espaço e desfrutar dos benefícios da jardinagem, mesmo em ambientes compactos.

Lembre-se de que a jardinagem é um processo contínuo. Continue aprendendo e experimentando novas plantas e técnicas para aprimorar o seu jardim de bolso ao longo do tempo. Divirta-se e aproveite o seu próprio pedacinho de natureza em miniatura!

Conheça o espaço que a Perplan pensou para o Grandverse Garden, em Uberlândia: http://www.grandversegarden.perplan.com.br