Saiba o por que seu apartamento precisa ter uma laje técnica

9 de fevereiro de 2021 em  Geral

As lajes técnicas se popularizaram, seguindo o mesmo caminho dos shafts, aberturas verticais para a passagem da tubulação fora das paredes, revolucionando o setor da construção civil

As lajes técnicas estão tornando-se mais comuns à medida que a automação residencial avança, pois certos equipamentos necessitam que suas máquinas sejam posicionadas nestes espaços.

 A tendência é que elas se tornem tão comuns como os shafts, mais conhecidos como dutos. Contudo, este sistema refere-se a um vão interno utilizado na construção civil, cujo objetivo é facilitar a passagem de tubulações e instalações verticais em um ambiente.

Inicialmente, eram mais utilizadas em projetos hospitalares, industriais e em construções de alto padrão. Nos dias de hoje, seu uso vem se tornando cada vez mais comum em prédios e imóveis residenciais.

Para entender melhor o funcionamento da laje técnica para que ela serve, separamos neste artigo todas as informações pertinentes. Acompanhe:

O que é laje técnica?

A laje técnica desempenha um papel fundamental no controle dos sistemas das edificações. Sobretudo, ele é o piso do imóvel responsável por alojar equipamentos e tubulações correspondentes aos principais conjuntos operacionais. São alguns exemplos: gás, água, caldeiras, antenas, ar condicionado, fiação elétrica e de telefonia, entre outros.

Quanto maior a dimensão e a automação do edifício, mais complexa a laje técnica precisará ser, podendo estar localizada no último andar, ao ar livre ou até em andares alternados.

Em contrapartida, a laje técnica pode estar configurada de outra forma em prédios residenciais. Dessa forma, existem certos pontos de existência de uma varanda exclusiva para a instalação das condensadoras de ar condicionado em cada apartamento.

O engenheiro Civil Renan Moura Guimarães, professor na Área de Estruturas do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), explica que cada tipo de edificação tem a sua própria necessidade de equipamentos. 

Nesse sentido, a laje técnica deve atender às especificidades, de cada lugar. Por analogia, os exemplos difundem desde o oxigênio, no caso de hospitais, ou até mesmo os equipamentos industriais, como ar comprimido, sem deixar de mencionar os cilindros de gás encanado e suas respectivas tubulações e conexões.

As principais vantagens

As lajes técnicas trazem inúmeras vantagens para o projeto, tanto na questão estética como na logística. Durante a fase de projeto, calcula-se a laje levando-se em conta o tipo de equipamento que será instalado, seu tamanho, potência e peso. 

Com efeito, quando a laje está pronta, tanto o acesso como as passagens estarão moldados à necessidade de cada equipamento, com espaço extra para caso seja preciso alterações de máquinas.

Outra grande vantagem é o acesso restrito, que permite apenas a entrada de pessoas autorizadas e responsáveis pela manutenção das máquinas, facilitando, também, a instalação.

Por ficarem em locais de acesso reservado, facilitam a criação de sistemas de detecção e combate a incêndios que possam ocorrer nos equipamentos, mantendo o fogo isolado do restante do prédio.

As desvantagens e como solucioná-las

Problema com aves é um dos pequenos incômodos presentes nas lajes técnicas. Por consequência, é necessário a instalação de telas e alambrados para impedir o acesso e proteger os equipamentos, devido a possibilidade de ninhos entre os maquinários e as tubulações.

Dependendo da quantidade e do tamanho dos equipamentos, os ruídos podem ser outro inconveniente, porque o barulho gerado, principalmente no período da noite, pode ser notado à distância. Em conclusão, barreiras acústicas também podem e devem ser instaladas de forma estratégica para diminuir, consideravelmente, este incômodo.