Saiba como evitar golpes na hora de negociar um imóvel

25 de maio de 2023 em  Notícias Perplan

Saiba como evitar golpes: Especialista dá dicas sobre os principais cuidados que comprador deve ter na hora de negociar um imóvel

Uma das maiores preocupações de quem quer comprar ou vender um imóvel é saber como evitar os temidos golpes e fraudes. Cada negociação envolve, além do quesito financeiro, um forte fator emocional entre todos os envolvidos. Ter problemas nessa hora pode inviabilizar o sonho da casa própria, por isso, devemos ter diversos tipos de cuidados na hora de negociar um imóvel, seja com pessoas físicas ou com uma imobiliária. 

Para ajudar nessa hora, Rafael Gonçalves, gerente Geral de House da Perplan, que atua há mais de 11 anos no mercado imobiliário, dá dicas sobre os cuidados a se tomar nessa hora. ‘’A primeira coisa que devemos fazer é checar se o corretor é credenciado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Isso é crucial para evitar qualquer golpe relacionado ao profissional. Outro ponto importante é não adiantar o dinheiro antes de assinar o contrato e, se for via banco, esperar todos os trâmites necessários antes de fazer a transferência’’, explica o especialista. 

No caso de imóveis usados, Gonçalves ressalta que é melhor se o corretor for indicado por alguém que você confia ou que seja um profissional renomado no mercado. “Isso porque ele pode te auxiliar com problemas relacionados ao imóvel e o antigo dono como, por exemplo, conseguindo o histórico trabalhista do cliente e o histórico civil. Tudo que possa cair sobre você em um problema futuro, tendo o risco de perder o imóvel mesmo após ter pagado, deve ser verificado por um corretor de confiança antes de ser feita a negociação’’, explica. 

Atualmente, os contratos de compra e venda de imóveis seguem um padrão, ou seja, não costumam mudar entre uma imobiliária e outra. Contudo, segundo Gonçalves, há alguns detalhes que o cliente precisa tomar cuidado. “Devemos nos atentar ao reconhecimento de firma, se ele é válido, para evitarmos fraudes e falsificações de assinatura. Toda imobiliária precisa de ter seu CRECI jurídico, é uma obrigação para nos passar segurança. Verificar se tudo isso está em dia é outra dica crucial para evitarmos golpes e problemas judiciais e financeiros’’, conclui o gerente Geral da House da Perplan.