Porcelanato é o “coringa” em acabamentos

21 de janeiro de 2023 em  Dicas

Porcelanato

Os pisos de porcelanato estão cada vez mais populares entre profissionais da construção civil, arquitetura e design de interiores. Se tornou uma boa alternativa para quarto, sala e até ambientes externos.

Para a arquiteta Brisa Mary Monteverde Kinchin, a popularidade do charmoso material se deve à grande variedade que ele traz. O porcelanato proporciona inúmeras combinações, que se adequam a diversos projetos e ambientes.

porcelanato

 

“Atualmente, as fábricas estão utilizando tecnologias mais avançadas, que permitem uma produção cada vez mais fiel de diversos elementos naturais e texturas.Madeiras, pedras e cordas, representados em peças com qualidade e resistência superiores às dos próprios materiais nos quais foram inspiradas e baseadas”, diz a profissional, que atua no Departamento de Incorporação da Perplan Urbanização e Empreendimentos.

Diferente do piso cerâmico, o porcelanato tem seu processo de fabricação mais complexo. Em sua composição, além da argila, há mistura de areias, filitos, caulins e outros aditivos. Sua queima chega a 1.200ºC, tornando-o um material bem mais resistente – quanto mais alta a temperatura, maior é a resistência do piso.

Filito (filádio ou xisto luzente) é uma rocha metassedimentar (ou seja, derivada de outras rochas nascidas de sedimentos iniciais, como sericita, caulinita e quartzo), muito fina e que, devido a sua natureza química e mineralógica, pode compor até 50% das massas cerâmicas.

Caulim (ou caulino) é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, com características que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas, etc.

Porcelanato x piso cerâmico comum

Outra diferença no processo está na compactação da base e na prensagem, que é maior. O processo de preparação da massa acontece por via úmida, com atomização do pó, enquanto a cerâmica tradicional é produzida com pó seco e sem atomização, tornando o porcelanato mais durável que os outros.

A atomização consiste na transformação de uma suspensão aquosa de partículas sólidas (chamada na indústria cerâmica de “barbotina”) em partículas secas, a partir da pulverização da mesma suspensão no interior de uma câmara aquecida (atomizador).

As principais diferenças entre porcelanato e o piso cerâmico comum vão muito além do material e do processo de fabricação. O porcelanato possui grande variedade de características, como estampas, acabamento de borda e de superfície.

porcelanato

Entre as opções de acabamento de borda há o retificado, que tem maior precisão no corte e necessita de juntas menores e menos marcadas, trazendo leveza ao ambiente. Outro acabamento de borda é o bold. Apesar de ser mais comum, não fica atrás no quesito beleza e ainda tem a vantagem de uma instalação mais fácil.

Os acabamentos superficiais variam entre os com polimento e aqueles sem. Entre os tipos com polimento há os ladrilhos hidráulicos, os amadeirados, os que imitam papel de parede e os em 3D.

Alta tecnologia na impressão de superfícies

A evolução da tecnologia em impressão HD e Full HD permitiu a criação de superfícies com relevos, texturas e cores variadas, como já disse a arquiteta Brisa Kinchin, simulando materiais. Antes, tinham pouca naturalidade e, hoje, podem ser comparados ao material natural. Entre suas vantagens está a de ser menos agressivo à natureza.

Por conta das tramas, das tonalidades e das texturas semelhantes a matérias-primas, estes porcelanatos atuais podem ser utilizados em decks nas áreas de piscina, como pisos para a sala e até em painéis de cabeceiras.

porcelanato

A arquiteta da Perplan conta que no empreendimento Terraço D’Itália, que a incorporadora entrega este ano em Franca (SP), foi utilizado, entre outros, também um revestimento amadeirado, ripado, formando um painel decorativo nas paredes das áreas comuns do hall e do salão de festas.

Além dos revestimentos amadeirados, existem opções de porcelanato que simulam tijolinhos, desde o estilo mais rústico ao mais moderno, podendo serem usados em áreas de churrasco, espaços externos ou para criar uma parede de destaque, como foi feito no hall do Terraço D’Itália.

Porcelanato em casas, empresas e comércios

Para Brisa Kinchin, os pisos em porcelanato são revestimentos indicados para diversos ambientes, tanto internos como externos, se adequando a imóveis residenciais, corporativos e comerciais.

“Os porcelanatos polidos possuem uma superfície brilhante, mais lisa e, consequentemente, escorregadia. São indicados para ambientes que não possuem contato com água, como salas e dormitórios.

Para as áreas molhadas os mais indicados são os acetinados, que não são brilhantes e nem lisos, o que minimiza o risco de quedas. O porcelanato natural dá acabamento sem brilho, é pouco escorregadio e muito resistente, ideal para áreas externas”, ressalta.

A profissional da Perplan salienta que por ser um material muito versátil, apenas alterando posições de assentamento das peças, padrões de texturas e cores é possível criar, com o porcelanato, diversas decorações.

Podem ser feitas bancadas, cubas esculpidas, painéis decorativos, paginações de escama de peixe, desencontrada e/ou alinhada, efeito amadeirado, concreto ou marmorizado, entre outros. O ideal é deixar a imaginação correr e se adaptar aos mais diversos estilos, do clássico ao moderno, do rústico ao industrial.

“Sempre especificamos revestimentos de acordo com as características necessárias para cada ambiente, como salas, dormitórios, banheiros, lavanderias, cozinhas e ambientes externos”, afirma a arquiteta.

Outra grande vantagem do porcelanato é que ele pode ser limpo apenas com um pano úmido com água e detergente tornando a tarefa mais fácil e prática. Principalmente em casas com crianças e animais de estimação.

porcelanato

Já o piso cerâmico comum tem um processo de limpeza mais trabalhoso. Suja com maior facilidade, requer o uso de vassouras, aspirador de pó, panos úmidos e uma secagem rápida para que não adquira manchas.

Perplan

Com 20 anos de história, a Perplan é uma incorporadora e urbanizadora com foco no desenvolvimento de bairros planejados, loteamentos com completa infraestrutura e empreendimentos verticais com alta qualidade em acabamentos. Já são 31 empreendimentos lançados – sendo 13 de incorporação e 18 de urbanismo – em nove cidades.