Veja 10 espécies de plantas ideais para se ter em vasos nos apartamentos

24 de março de 2021 em  Dicas

Plantas Indoor I conheça as vantagens que as plantas podem conceder no seu apartamento

Vegetação dentro de casa melhora a qualidade do ar e deixa os ambientes mais frescos

dentro de casa melhora a qualidade do ar e deixa os ambientes mais frescos, mas é preciso atenção ao escolher

   

   Mesmo alguns tipos se adaptando bem a ambientes fechados, as plantas precisam receber cuidados básicos, como água com frequência e ter as folhas danificadas removidas.

   O botânico Caio Agoccini explica que, nos seus 10 anos de experiência com a flora, notou que, mesmo para os que não possuem uma “mão verde”, ou seja, aquele talento natural com plantas, prestar atenção em alguns detalhes e cuidados básicos aumenta muito mais o tempo de vida delas.

   “A Internet ajuda muito nisso. Hoje, qualquer um pode pesquisar sobre o tipo de planta que se adequa melhor à disponibilidade de tempo que a pessoa tem para cuidar, além de informações básicas sobre a quantidade de água e exposição ao sol que a espécie precisa”, conta Agoccini.

   Veja a seguir 10 espécies que você pode ter em seu apartamento.

1 – Samambaia (Nephrolepis exaltata)

   Conhecida dos brasileiros, a planta é parte da identidade nacional. Possui fácil adaptação a vários ambientes: internos, externos, úmidos, secos, iluminados ou sem luz. Apesar de não exigir muitos cuidados, as samambaias não devem ficar diretamente sob a luz do sol.

2 – Clorofito (Chlorophytum comosum)

   Perfeita para quem mora onde faz mais calor, precisa ser regada sempre, mas precisa de pouca luz solar. Preferencialmente, deixe que a planta receba sol uma vez ao dia, mas não diretamente.

3 – Begônia (Begonia coccinea Hook)

   A flor, além atraente e vivaz, traz delicadeza para o ambiente. O ideal é cultivar a begônia em pequenos vasos, que podem ser colocados e espalhados pelo apartamento de acordo com a decoração escolhida.

   Por ser delicada, a espécie exige alguns cuidados, com adubo e água. Além disso, existem begônias para ambientes internos e externos, portanto, devem ser tratadas de forma diferente.

4 – Suculentas e Cactáceas

   Existem inúmeros tipos de suculentas e cactáceas (cactos), em diversas cores, formas e tamanhos. Elas podem ser usadas tanto sozinhas, em pequenos vasos, como combinadas em terrários, por exemplo.

   Essas espécies demandam baixa manutenção e não devem ser regadas mais que uma vez por semana, porque muita água pode apodrecer suas raízes.

   As cactáceas, diferente das suculentas, se desenvolvem melhor em ambientes com maior iluminação, mas para ambas a exposição direta ao Sol deve ser evitada.

5 – Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

   Com folhas brilhantes verde escuras e beleza rústica, a espécie de origem africana pode chegar a 1 metro de altura. Adaptam-se em ambientes com pouca luz ou iluminação indireta abundante.

   Ar condicionado e luz direta do Sol pode prejudicar suas folhas.

   A espécie não é indicada para espaços com animais de estimação ou crianças porque suas folhas são tóxicas.

6 – Pacová (Philodendron martianum)

   A epífita brasileira também é conhecida como babosa-de-pau. Ela possui folhagens ornamentais, com caule curto e grandes folhas ovais em verde escuro brilhante.

   A espécie pode ser cultivada em vasos, canteiros ou presa a uma árvore. Desenvolvem-se bem na sombra, não são resistentes ao frio ou ao sol direto, que causa manchas nas folhas.

  Epífitas (epi = em cima; fito = planta) são aquelas que vivem sobre outras plantas sem que ocorra parasitismo. Ela utiliza o outro vegetal apenas como suporte (forófito), não retirando nutrientes e, consequentemente, não causando mal.

7 – Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

   Parecido com o copo-de-leite, o lírio da paz é original da América do Sul e é associado também à boa sorte. Com folhas verde escuro e flores brancas sem perfume, é muito resistente e floresce na primavera e no verão.

   Ela se desenvolve bem em espaços com luz indireta e solo úmido, podendo chegar a até um metro de altura.

8 – Sigônio (Syngonium angustatum)

   Originária da América Central, a espécie possui folhas em tons claros de verde com linhas brancas quando jovem. Quando mais velhas, as folhas assumem um tom mais escuro de verde e perdem as linhas claras.

   Perfeitas para espaços onde há luz indireta, a espécie se desenvolve bem com bastante umidade e podem ser cultivadas na água, desde que haja periodicamente a troca.

9 – Violeta (Saintpaulia ionantha)

   Pequena e marcante, esta flor é perfeita para ambientes internos. Por possuir variações em diversas cores, é ótima para pequenas composições de acordo com a decoração.

   É importante evitar o sol direto. A rega deve ser feita com cuidado, evitando molhar folhas e flores.

10 – Pleomele (Dracaena reflexa)

   Este arbusto vistoso tem o caule reto e ramificado, com folhas em verde mais escuro no meio e mais claro nas pontas. Pode chegar, em média, a 2 ou 3 metros.

   Originais do leste africano, essa espécie precisa regularmente de água, não requer luz direta, mas se desenvolve em ambientes com muita claridade.