Como o Planejamento Urbano influencia a sociedade

5 de novembro de 2023 em  Mercado

Você sabe o que é Urbanismo? Tem noção do impacto dessa atividade na qualidade de vida das cidades e de seus habitantes? Você sabia que a Perplan é uma empresa de Urbanização e Construção? E sabe porque? Porque a gente acredita que a qualidade de vida das pessoas não é só da porta (do imóvel) para dentro.
A Perplan constrói considerando a vida dentro e fora dos seus empreendimentos. Os projetos prevêem as áreas comuns, de lazer e aspectos como mobilidade, iluminação, ventilação e paisagismo, de forma a oferecer a melhor experiência em conforto, conveniência e convivência tanto para quem habita seus imóveis, como para quem habita os arredores.
Sabemos que novos empreendimentos têm impacto significante na qualidade de vida de todas pessoas, não só os moradores, assim como no funcionamento das cidades. Por isso, acreditamos que os projetos devem ser pensados de maneira interseccional, considerando o todo: a relação entre as pessoas (moradores, vizinhos e vizinhança), o entorno (mobilidade, interatividade, produtividade) e o meio natural (ar, sol, água, vegetação). O objetivo é ‘garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana’, como bem afirmou, anos atrás, o criador do Dia Mundial do Urbanismo, Carlos Maria della Paolera, professor da Universidade de Buenos Aires.
Arquitetos, cientistas sociais, geógrafos, biólogos e até psicólogos, entre outras especialidades, podem colaborar para um planejamento urbano mais eficiente, orgânico e perene, embora as necessidades e desejos das sociedades se transformem de tempos em tempos. A evolução também acompanha as evoluções tecnológicas, que trazem novas possibilidades de materiais, processos e interatividade – e inovam as oportunidades de colaboração, convivência e compartilhamento de recursos e de espaços públicos, privados e sociais. Uber, Bike Sharing e aplicativos de empréstimo de ferramentas entre vizinhos são só alguns exemplos da economia compartilhada que vem mudando a dinâmica e a paisagem das grandes cidades.
Para a Perplan, quando o urbanismo e a arquitetura andam de mãos dadas, é possível oferecer o que de melhor pode ser concebido para o viver pulsante de um bairro, cidade e país, superando para o bem coletivo os desafios ambientais, culturais, de desenho e de gestão, entre outros, que surgem à medida que os locais vão se desenvolvendo.
Sensibilidade, criatividade, intuição, interesse pelas artes e pela vida em sociedade são qualidades e diferenciais importantes para o sucesso de um arquiteto-urbanista. Faz parte da sua expertise buscar soluções inovadoras para questões como a incidência de luz natural, ventilação, distribuição dos espaços, uso do solo e impacto ambiental, em harmonia com as características da cultura local, necessidades paisagísticas, de acessibilidade, entre outras.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Arquiteto e Urbanista é fundamental ter senso de comunidade. Afinal, quando as pessoas se sentem integradas ao seu lugar, as noções de cuidado com o bem público são ainda maiores. O incentivo à união da comunidade de um determinado local eleva a segurança, os índices de desenvolvimento e o bem-estar de todos os moradores.
Entre as temáticas transversais que podem ser abordadas no planejamento urbanístico, citamos:
Acessibilidade
História da Arte
Bioclimatismo
Conforto Térmico, Acústico e Luminotécnico
Políticas de Habitação
Paisagismo
Restauro
Hidrologia
Avaliação Pós-ocupação
Ética e Meio Ambiente
Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade
Saúde e Saneamento
A Perplan dedica sua homenagem, hoje, dia 8 de Novembro, a todos os profissionais do Urbanismo dedicados a melhorar a qualidade de vida das cidades com empreendimentos melhores para os bairros e todas as pessoas.