Perplan é recertificada pelo GPTW Brasil com 85 pontos

14 de agosto de 2020 em  Notícias Perplan

A Perplan Urbanização e Empreendimentos, empresa com 20 anos de atuação em incorporação e desenvolvimento urbanístico, foi recertificada pelo GPTW Brasil (Great Place to Work – Excelentes Empresas para Trabalhar), com 85 pontos de 100 possíveis, por suas boas práticas em Gestão de Pessoas e clima organizacional.

Responderam à pesquisa – não obrigatória e aplicada pelo GPTW – 97% dos colaboradores. Participaram 115 dos 119 profissionais aptos, de acordo com critérios da própria organização transnacional. Houve melhora em todos os indicadores/pilares em comparação com 2019, quando a Perplan obteve 79 pontos e participação de 93% da equipe.

“Esta recertificação mostra ao mercado que a Perplan é uma empresa preocupada com o ambiente de trabalho e com as pessoas, que atua no desenvolvimento de ações que cada vez mais impactem no processo de humanização na companhia. É, também, um marco importante para cada colaborador, que reconhece que trabalha em uma empresa avaliada e reconhecida por um órgão referendado, ou seja, um excelente lugar para trabalhar”, afirma Luiz Fabiano Fernandes Chaves, coordenador de Recursos Humanos da Perplan.

O anúncio foi feito aos colaboradores, na última segunda-feira (10/08), pelo diretor Presidente, Ricardo Telles, marcando o retorno de todos do escritório administrativo ao trabalho presencial, possibilitado pela passagem de Ribeirão Preto (SP) para a Faixa Amarela do Plano São Paulo – conjunto de ações de contingência e combate à Covid-19. A empresa mantém à disposição álcool em gel em cada estação de trabalho e em diversos pontos do escritório. Os colaboradores estão orientados a manter uma distância de 2 metros entre si.

Reconhecimento

A Perplan se prepara ano a ano para aumentar o grau de satisfação de suas equipes e, assim, melhorar suas possibilidades de ranqueamento. Foram realizados, desde 2015, quando houve a primeira participação da companhia em atividades do GPTW, eventos de integração, cursos de qualificação profissional, investimentos em ações sobre Inteligência Emocional, entre outros.

Como a empresa foi recertificada e teve nota superior a 70 na pesquisa com os colaboradores, ela está apta a participar de algum dos rankings nacionais das Melhores Empresas para Trabalhar. Ela concorrerá com a pesquisa da recertificação e após entregar relatório de práticas culturais, perfil organizacional e questionários complementares.

“Uma empresa certificada pelo GPTW atrai profissionais e retém talentos. Isso é muito importante em qualquer cenário empresarial ou setor da economia. E é resultado do excelente trabalho na área Gestão de Pessoas que a Perplan faz. Buscamos sempre novas soluções, novos projetos para fazer com que as pessoas se sintam cada vez melhor atuando aqui, que gostem de trabalhar nesta companhia, que estejam satisfeitas e que as lideranças sejam inspiradoras”, completa Chaves.

Jornada de trabalho flexibilizada

“No ano passado, obtivemos 79 pontos na avaliação de nossos colaboradores. Tínhamos a meta de chegar, em 2020, a 85 pontos e conseguimos. Isso é uma vitória de todos. Obter, novamente, o selo GPTW reforça nosso reconhecimento por uma empresa que, ao longo dos anos, vem crescendo, se modernizando, sem se distanciar dos objetivos de valorizar aqueles que participaram destes processos. A Perplan tem uma força sinérgica que nos impele ao desenvolvimento”, ressalta Telles.

Entre os pontos com necessidade de melhoria apontados na pesquisa estava a jornada de trabalho. Como primeira ação para atender esta demanda e mostrando sintonia com os novos tempos, o diretor Presidente da Perplan também anunciou a flexibilização dos horários de todas as equipes administrativas. Já está sendo estruturado junto aos líderes de cada departamento como seus integrantes poderão se beneficiar deste novo cenário.

“Nosso escritório permanecerá aberto das 7h30 às 19h30. Os colaboradores escolherão como cumprir seu horário. Isso também vale para o período do almoço. Como o Home Office se mostrou vantajoso em alguns aspectos – como a economia de recursos, para a empresa, e a possibilidade de produzir em outros ambientes, para os colaboradores –, os líderes organizarão junto a suas equipes uma escala semanal, para que cada colaborador que queira possa trabalhar nesta modalidade”, salienta Telles.

A certificação é como um “selo de qualidade”, que mostra ao mercado – para outras organizações e para as forças de trabalho especializadas – que a Perplan, além de ser uma referência em sua área de atuação e reconhecida por bairros planejados e projetos arrojados que executa, é um local onde o trabalho do colaborador é reconhecido, apoiado, incentivado, qualificado e recompensado.

Um outro benefício que será oferecido a partir de agora é o chamado Day Off. A cada trimestre, todo colaborador poderá tirar um dia de folga, além daqueles já definidos em calendário anual, como feriados e férias. Outro dia de folga será dado ao trabalhador da Perplan no dia seguinte ao aniversário dele.

Programa de Certificação GPTW

O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho, especialista em auxiliar organizações na jornada de “serem um excelente lugar para todos trabalharem”. Estão distribuídos em mais de 60 países e, no Brasil, além da matriz na capital paulista, há unidades de negócios em Ribeirão Preto (SP) e Barueri (SP) e nos estados do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O GPTW avalia empresas e elege as Melhores para Trabalhar desde 1997.

O Programa de Certificação GPTW permite, por meio de ferramenta on-line de pesquisa e diagnóstico do clima organizacional, a medição da percepção dos funcionários em relação à empresa. A participação garante a entrega do resultado da pesquisa para trabalhar em ações internas. Se os funcionários considerarem a organização um ótimo ambiente de trabalho e a empresa atingir nota 70 ou mais na pesquisa, ela terá seus esforços reconhecidos com a visibilidade de um selo digital.