Perplan recebe Janelas CASACOR

13 de novembro de 2020 em  Notícias Perplan

Janelas CASACOR

O Espaço de Negócios Perplan, no Jardim Botânico, será o único local fora de um shopping center em Ribeirão Preto (SP) a receber o projeto “Janelas CASACOR”. A arquiteta Adriana Fontana assina o container-vitrine, todo revestido de vidro, da Varanda Gourmet. A arquiteta paisagista Mônica Costa responde pelo container aberto do Jardim.

Eles ficarão no espaço, localizado na avenida Giuseppe Cilento, 1.881, entre os dias 16 de novembro e 20 de dezembro, de segunda-feira a domingo, das 8h30 às 19 horas – às quintas-feiras, a visitação presencial poderá ser feita até as 22 horas. Os containers medem 6×2,40m.

A CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Todos os anos, o evento reúne renomados profissionais em 18 praças nacionais e quatro franquias internacionais. Em 2020, tudo isso mudou. A mostra física foi adiada para meados do ano que vem.

“Quisemos trazer, nesta terceira edição em Ribeirão Preto, não apenas uma exposição, mas uma experiência que representasse este momento que passamos. E, ainda assim, mantendo nosso objetivo de fomentar e desenvolver o mercado local”, afirma Maurício Siqueira, diretor Executivo da CASACOR Ribeirão Preto.

Conexão do mundo externo com o interno

A arquiteta Adriana Fontana é especialista no trabalho com cores. E é isso que ela mostra em seu projeto no container-vitrine no “Janelas CASACOR Ribeirão Preto”. Para levar “alegria, vida, vivacidade e acolhimento” ao espaço, ela se inspirou no trabalho de colagens apresentado pelo pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954) no livro “Jazz”.

A arquiteta Adriana Fontana

Homem que adorava viajar, Matisse se viu por longo período acamado e em cadeira de rodas se recuperando de uma cirurgia. Da inquietação do artista nasceu o conjunto de desenhos, ilustrações e pinturas a partir de colagens feitas com papéis recortados e coloridos com guache. Foram impressos 250 álbuns de “Jazz”, dos quais apenas dois estão no Brasil

“O momento no qual ele criou este trabalho se assemelha muito à angústia destes tempos de pandemia e isolamento social, quando todos tivemos que repensar a dualidade entre o morar e o viver. Por isso coloquei cores muito intensas na execução deste projeto – rosa, azul, laranja. Como as varandas são os locais onde os mundos interno e externo se encontram e se olham, pensei no acolhimento. Daí o  mobiliário estar mais perto do chão. Lá também estão as folhas que remetem à natureza”, salienta Adriana Fontana.

Um jardim perfumado para sempre

A arquiteta Mônica Costa é especialista em Botânica e Gestão Ambiental. Seu container aberto no Espaço de Negócios Perplan, ao qual deu o nome de “Equilíbrio”, é inspirado em um conceito dinamarquês chamado Higge. Nele as pessoas preparam suas casas – imersas em invernos e pouca luz natural que chegam a durar seis meses – com o que as deixam felizes, “nem pouco, nem demais, apenas o suficiente”.

“Quis criar um ‘jardim para sempre’, não um cenário, acolhedor, que inspire as pessoas a partir de conceitos modernos de como viver da melhor maneira possível. É como um quintal da casa da avó, que tem aquela paz necessária. Quis resgatar o ‘luxo’ que é ter frutas e árvores para relaxar. No meu container estão as samambaias, jabuticabeiras, goiabeiras, palmeiras e os vasos com temperos, que dão perfume, como alecrim, hortelã e manjericão, além de lavandas e jasmins”, diz a arquiteta paisagista.

Mônica Costa, arquiteta paisagista

As frutíferas, as folhagens tropicais e a horta de temperos foram transportadas do cotidiano da profissional para o projeto, entre outros aspectos, por conta dos muitos pedidos de clientes neste período de pandemia. Outro tom sustentável está no piso, feito de pedrisco e não de grama, o que sugere pouca manutenção e, portanto, menos gastos. Um andaime de ferro delimitou espaços e serve de apoio para o crescimento da primavera branca.

Um destaque do trabalho de Mônica Costa para o “Janelas CASACOR Ribeirão Preto”, no Espaço de Negócios Perplan, está na escolha de um painel pintado pela Lúdico @ludicoart, formado por duas artistas da cidade, Carina e Verediana, que levou cor e personalidade ao local.

Janelas CASACOR – Eventos presenciais e virtuais

A visita presencial aos containers montados e ao Espaço de Negócios Perplan é gratuita. Todas as regras de saúde, segurança e distanciamento social recomendadas serão cumpridas. Também serão possíveis tour virtuais guiados pelos arquitetos autores a partir do site www.casacor.abril.com.br.

Além dos dois ambientes assinados por Adriana Fontana e Mônica Costa, o público poderá conhecer a sala-conceito do empreendimento Marquises Park Residence, ter a experiência de realizar um tour virtual 3D pelo apartamento decorado, além de conhecer, fisicamente, a unidade decorada do THZ 2965, lançamento da Perplan na região do Jardim Botânico.

Todos esses ambientes fazem parte do Circuito Perplan “Janelas CASACOR Ribeirão Preto”, que traz muito mais experiência e conteúdo para os visitantes da mostra no Espaço de Negócios.