Perplan apoia a campanha #MáscaraSalva

13 de julho de 2020 em  Notícias Perplan

Em seus 20 anos de existência, a Perplan tem sido reconhecida como uma organização socialmente responsável, que promove ações que amparam pessoas em estado de vulnerabilidade social e estimulam, ainda, a solidariedade nas cidades onde a incorporadora está presente, por isso apoia a campanha #MáscaraSalva. 

Em seus 20 anos de fundação, em 20 de setembro de 2000, a Perplan sempre esteve ligada a temas como solidariedade e responsabilidade. Foram muitas as vezes nas quais a empresa se preocupou em estimular e promover ações voluntárias para os que mais precisam. Durante este período de isolamento social e pandemia do novo coronavírus não foi diferente.

A urbanizadora e incorporadora é uma das centenas de empresas brasileiras a fazer parte do movimento #MáscaraSalva.

Uma Aliança contra a Covid-19, criado pelo banco Itaú. O objetivo da ação é contribuir para combater a pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública, bem como reforçar a importância do uso correto de máscaras.

Preservando a saúde dos colaboradores

Ações concretas da Perplan neste período de pandemia de Covid-19 tiveram como foco a preservação da saúde e do bem-estar de seus colaboradores. Ainda em março, a empresa colocou todos em regime de Home Office Integral.

Houve trabalhos de orientação junto às equipes de obra, com relação à prevenção, à aferição de temperatura, aos cuidados de higiene pessoal e para evitar aglomeração. Vídeos de Boletim de Obras também foram utilizados para ampliar o número de canais de informação.

Todos os colaboradores dos setores Administrativo, Comercial, Marketing, Urbanismo, Jurídico, Recursos Humanos e Incorporação, assim como diretores e acionistas, foram testados duas vezes para a detecção de anticorpos da Covid-19.

Todos do escritório, da house Perplan Vendas e das diversas obras nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Franca e Presidente Prudente e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, receberam máscaras e frascos de álcool em gel. A totalidade também foi vacinada contra a gripe H1N1.

No breve período em que houve o retorno autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo ao trabalho no escritório, a empresa disponibilizou álcool 70% em todas as estações de trabalho, a fim de que cada colaborador pudesse higienizar o seu local durante o dia.

Em vários pontos do escritório foram colocados frascos de álcool e gel para a desinfecção das mãos. Informativos na TV Corporativa orientavam quanto ao correto manuseio e ao descarte das máscaras. Regularmente, os colaboradores passavam por ações de aferição da temperatura.

Voluntariado

A Perplan incentiva que seus colaboradores se engajem em atividades socialmente responsáveis como voluntários. Parte destas ações são coordenadas pelo grupo “Pensando nas Pessoas”, que faz parte do programa Perplan do Amanhã, criado em meados de 2019.

O grupo se organizou e arrecadou alimentos e agasalhos, entre os colaboradores da empresa, para serem doados ao grupo de voluntários “Corações Solidários”.

O movimento chegou até um dos acionistas da Perplan, que, envolvendo seus contatos pessoais, conseguiu que parte da arrecadação levantada pela Cervejaria Invicta com a ação “Knock Down Solidário” também fosse direcionada ao grupo.

Ao final, cerca de 1,5 tonelada de alimentos seguiu para o “Corações Solidários”. Além de Perplan e Invicta, também participaram da ação o grupo Ribeirão 2030 e o Museu Casa da Memória Italiana, entre outros parceiros.

O “Corações Solidários” arrecada alimentos (arroz, feijão, leite, macarrão, etc.) para a produção de refeições e itens pessoais (roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, cobertores, pasta de dente e sabonete, entre outros), tudo destinado a pessoas sozinhas e famílias em situação de rua.

Os voluntários atuam nas imediações do CPC (Centro Popular de Compras), Mercadão Municipal e praças públicas.

O grupo percebeu que os moradores em situação de rua precisavam de estrutura para lavar as mãos e de lixeiras para o descarte das embalagens de marmitas que recebem. Criaram, então, pias comunitárias e receberam a doação de 15 latões de lixo.

“Pensando nas Pessoas”

Dentre outras ações mais expressivas do grupo “Pensando nas Pessoas”, foi feita uma tarde especial pelo Dia das Crianças, em outubro de 2019, na Casa das Mangueiras.

Localizada no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto (SP), a ONG (Organização Não-Governamental) atende 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar. A atividade contou com a colaboração e participação ativa de cerca de 40 colaboradores.

Além da entrega de kits com livros e brinquedos, os voluntários distribuíram, no espaço interno da instituição, lanches, refrigerantes e sucos para as crianças, que também receberam a visita dos personagens Branca de Neve e Homem de Ferro.

Árvore de Natal do Amor

Com o objetivo de levar amor e carinho às idosas do Lar dos Velhos de Ribeirão Preto, os colaboradores do Perplan do Amanhã realizaram uma tarde com música e presentes na entidade como uma ação de Natal.

A iniciativa foi realizada da seguinte maneira: foi colocada uma Árvore de Natal, na sede da Perplan, com fotos das senhoras segurando uma “plaquinha” com o seu pedido. Cada colaborador ou grupo “apadrinhou” uma delas e, conforme iam escolhendo as cartas, deixavam os presentes junto à Árvore de Natal.

Além de presentes, a equipe entregou kits de higiene pessoal e de limpeza e 168 litros de leite para complementar a alimentação das acolhidas.

Perplan do Amanhã

O Perplan do Amanhã é um programa criado pelo presidente da incorporadora, Ricardo Telles, como forma de pensar e estruturar o futuro da empresa, por meio da identificação de líderes, descobrindo talentos e integrando diversos setores internos.

Para consolidar a proposta foram criados cinco grupos: “Comunicação Interna”, “Pensando nas Pessoas”, “Ambiente de Trabalho”, “Encantamento do Cliente” e “Pesquisa, Inovação & Benchmarking”.

Além de apresentar propostas, o projeto é uma forma de avaliar e preparar os futuros líderes, que assumirão os desafios na Perplan nos próximos anos.

Cada equipe tem uma missão, mas todos partem da mesma premissa, que é criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo, harmônico, dinâmico, inovador e solidário.

Sustentabilidade à vista

Em novembro do ano passado, a Perplan doou cerca de 7 mil tampas plásticas ao Hospital do Amor de Barretos. O material foi arrecadado, por 100 voluntários da Perplan Vendas, e destinado à compra de cadeira de rodas.

As tampas foram levadas pelos colaboradores Gisele Lopes, Winnie Barbosa e Sílvio Silva, representando toda a empresa.

Além disso, como mais uma ação sustentável, os funcionários foram convidados a substituir os copos descartáveis por canecas plásticas individuais e reutilizáveis.

Protegendo a Mata de Santa Tereza

A Fundação Florestal do Estado, que administra a Estação Ecológica de Ribeirão Preto, conhecida como Mata de Santa Tereza, recebeu, em março de 2019, uma série de equipamentos que poderão ser usados, principalmente, em combate a incêndios.

Os itens, que incluem motosserra, abafadores, capacetes, aventais e pulverizadores, foram entregues pela incorporadora, que implantou, há três anos, no entorno da Unidade de Conservação, o loteamento fechado Portal da Mata, formado por três bolsões, criando um bairro planejado na Zona Sul da cidade.

Para acompanhar as ações que a incorporadora promove, acesse o site www.perplan.com.br.