Pandemia muda perfil do consumidor na área da construção civil

15 de abril de 2022 em  Mercado

Consumidor

Novo cenário fez consumidor aumentar a busca por morar em condomínios fechados, residências e edifícios 

 

As restrições impostas pelo novo coronavírus promoveram muitas alterações no comportamento do consumidor nas áreas de construção civil, mobiliário e decoração. Esse fenômeno foi observado pela Perplan Urbanização e Empreendimentos, que sentiu uma mudança no perfil do público da empresa. A transição ocorreu no início da pandemia da Covid-19, quando muitos migraram para condomínios fechados, residências e edifícios. Segundo Gustavo Pereira, gerente Comercial da incorporadora, as famílias somam 60% dos atendimentos feitos entre 2020 e 2021. 

Ainda de acordo com Pereira, a mudança no cenário econômico – inclusive com a taxa de juros Selic que subiu para dois dígitos – é um dos fatores para essa alteração no comportamento do consumidor. “O cliente vem sendo mais exigente e ciente das questões financeiras na hora de comprar e investir. Por exemplo, se um comprador morava em um apartamento de 100m², ele sentiu a necessidade de mudar para um de 156m² com pé direto duplo e outros atributos o qual não percebia valor. Nesses casos, ele procura se informar e nós esclarecemos tudo”, diz. 

Com isso, as expectativas para o ano de 2022 são promissoras. Segundo Pereira, a Perplan apresentou recorde de vendas no mês de janeiro. “E fevereiro também está sendo um mês fantástico. Pretendemos continuar vendendo imóveis diferenciados para esse novo público”, afirma. Para obter sucesso, o gerente ressalta que a empresa trabalha com projetos, produtos e um plano de marketing aliado com a cultura de cada cidade, com o objetivo de encontrar e conquistar esse novo perfil de comprador. 

 

Principais buscas 

Patrícia Mara Girolinetto, corretora de imóveis da Conceito Negócios Imobiliários, parceira da Perplan, relata que, no ano passado, houve uma grande demanda por imóveis na planta, principalmente, por famílias com filhos no período de faculdade. Muitos buscaram essas construções com o intuito de adequá-los para estudar ou trabalhar em home office. Além disso, investidores de diversas faixas etárias, incluindo os mais jovens, também, se interessaram por lotes em condomínios, com foco na segurança e no lazer. 

“Nós tivemos lançamentos de sucesso, como o residencial THZ, o Marquises Park Residence e o Hype Residence, em Ribeirão Preto. Loteamentos fechados, Villas do Mirante, também tiveram boas vendas. Várias famílias escolheram morar nesses locais. Logo, o imóvel deixou de ser visto apenas como dormitório e retornou ao status de lar”, diz a corretora. 

Com as novas exigências e a tendência dos ambientes multifuncionais, a Perplan passou a projetar empreendimentos híbridos. Segundo Pereira, as unidades de quatro suítes do Marquises Park Residence, por exemplo, podem ser modificadas, transformando uma delas em escritório. O gerente Comercial lembra também que, no projeto do Liberdade 1226, em Uberlândia, o consumidor tem a possibilidade de realizar alterações, desde louças e metais a pisos e revestimentos. “Essas alternativas fazem com que o imóvel tenha diversos perfis de compradores. Além disso, o cliente se sente prestigiado, pois ele faz escolhas que retratam sua personalidade”, finaliza.