Os desafios de manter o foco foi tema de palestra na Universidade Perplan

4 de julho de 2022 em  Nossa Gente

universidade perplan

O coach e professor Marcelo Jabur ministrou sua palestra “Faça o seu melhor agora. O caminho para mentes vencedoras” para os colaboradores de Ribeirão Preto, SP.

A tarde do último dia 24 de junho foi de muito aprendizado para os colaboradores da Perplan de Ribeirão Preto, em São Paulo, que, a convite da Universidade Perplan, participaram da palestra “Faça o seu melhor agora. O caminho para mentes vencedoras”, de Marcelo Jabur.

Jabur que, dentre outros títulos, traz em sua bagagem vasta experiência como coach de carreiras e professor, compartilhou dados importantes sobre o tema e o melhor, boas práticas para superar os desafios de manter o foco e a concentração, em especial, no dia a dia de trabalho.

Na ocasião, os dados de uma pesquisa de Harvard, nos Estados Unidos, surpreendeu a todos. Ela aponta que 47% das pessoas não focam no que estão fazendo.

Ou seja, quase metade das pessoas estão pensando em outras coisas enquanto fazem algo, estão com a mente em outro lugar.

Jabur comenta as estatísticas: “A capacidade de pensar sobre o que não está acontecendo é uma conquista cognitiva que tem um custo emocional. Isso mostra a importância do foco no que se está fazendo”.

A boa notícia é que este é um desafio e tanto, mas, que tem solução!

Durante a palestra na Universidade Perplan foram feitos exercícios de autorreflexão, nos quais cada indivíduo pensou sobre suas próprias soft skills – como oratória, liderança, concentração, gestão de tempo e autonomia, por exemplo – e as listou de acordo com o nível em que determinada habilidade está no presente, para perceber o que ainda deve ser trabalhado e evoluído.

Depois, individualmente, esses pontos foram colocados em gráficos particulares, atribuindo uma nota a cada um deles, para o colaborador conscientizar-se sobre suas competências profissionais.

A atividade foi muito produtiva e consolidou o sucesso do evento, como comentou a analista contábil Flávia Sales Cruzeiro: “Eu adorei. Aprendemos conteúdos que podem ser usados não só na rotina de trabalho, mas, também, no nosso dia a dia pessoal”.

A Universidade Perplan nasceu, entre outros aspectos, com o objetivo de amplificar o conhecimento dos colaboradores e suas soft skills, capacidades pessoais e comportamentais de trabalhar em grupo e construir relações.

“As soft skills são habilidades extremamente importantes de serem desenvolvidas para o mercado de trabalho atualmente. Fazem muita diferença na carreira dos profissionais”, salientou Ricardo Telles, presidente da Perplan.