Na Perplan, Francisco Mendes é considerado o colaborador 001

11 de abril de 2022 em  Projetos

Nossa Gente

“O crescimento da empresa me possibilitou crescer junto com ela”,

explica Francisco Mendes, diretor Administrativo

 

 

Natural de Ribeirão Preto (SP), formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Francisco Mendes atua na Perplan desde a sua fundação, há quase 22 anos. Egresso da Construtora Perdiza Villas Boas, que se juntou à CP Construplan, em 2000, para a criação da atual Perplan, Mendes é conhecido por ser o “colaborador 001” da empresa.  

Além de diretor Administrativo, ele exerce outras funções, como diretor Estatuário, desde janeiro de 2021, e secretário da Governança Corporativa. “Foi eu quem “datilografou” o contrato social da Perplan. Tenho orgulho de ter  participado da inauguração  e participado todo este tempo da história da empresa”, conta Mendes. 

 

Carreira na contabilidade 

Aos 60 anos, Mendes e sua esposa, Cláudia, são pais do Lucas, de 18 anos, que está ingressando no curso de graduação de Ciências Econômicas neste ano. O diretor relembra o início de sua carreira precoce na área de Contabilidade, que começou aos 14 anos. “Eu entrei em um escritório de contabilidade nos Campos Elíseos e, lá, fazia alguns trabalhos alternativos. Depois, recebi um convite, fui trabalhar em uma empresa de revenda a retalho de petróleo”, diz.  

Segundo Mendes, o convite para entrar na Construtora Perdiza Villas Boas ocorreu quando ele tinha 23 anos, mas logo saiu da empresa e foi trabalhar no Hospital das Clínicas. Apenas em 1986,  2 anos depois, ele retornou à construtora num cargo da área Administrativa. “Depois de um ano, passei para  Gerente Administrativo e, desde então, tudo foi acontecendo”, afirma.  

Apesar do sucesso na carreira, o diretor da Perplan conta sobre um ponto importante que sentiu falta em sua vida: uma mentoria no início da vida profissional. Filho de pai carpinteiro e mãe dona de casa , Mendes e seus quatro irmãos tiveram que “se virar” nos estudos e na dedicação para poderem crescer profissionalmente.  

 

Evolução na Perplan 

Dedicado à vida profissional, Mendes vê a Perplan como escola, onde pode se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. “Me envolvi totalmente, me desenvolvi e, como resultado, obtive conquistas pessoais e profissionais. O crescimento da empresa me possibilitou crescer junto com ela”, relata o diretor Administrativo.  

No ambiente profissional, Mendes valoriza valores e princípios que norteiam e moldam o dia a dia. “Lealdade, respeito, garra, determinação, persistência, perseverança e resiliência são os ingredientes que me motivam”, diz. Além disso, ele afirma que segue uma linha de conduta moral, técnica e ética.  

Como diretor Administrativo, Mendes acredita que também seu papel ,  consolidar a Governança Corporativa – que trata da forma como uma empresa está estruturada, e a partir de como é planejada até tomada de decisão – tendo inclusive  o  “ compliance” como ferramenta de conduta , à consolidação  de uma cultura empresarial ética e segura . “É preciso ser uma governança ativa , corroborada com o conselho de administração . A minha responsabilidade implícita abrange tudo isso”, explicou.  

Sobre o mercado de trabalho atualmente, Mendes dá uma dica para os novos profissionais que buscam crescimento pessoal e profissional. “Acredito que o mercado está oferecendo diversas oportunidades, basta os profissionais estarem preparados para os desafios e não terem medo”, conclui.