Jardim vertical: dicas para decorar sua varanda

19 de agosto de 2023 em  Dicas

As varandas dos apartamentos são, atualmente, espaços que
recebem muita atenção dos moradores; para muitas pessoas, chega
até mesmo ser um critério para a decisão de compra de um imóvel

As varandas são espaços que servem, principalmente, para o morador relaxar, aproveitar o ar livre e, em alguns casos, estar em contato com a natureza. Mas, sobretudo, este é um lugar para receber os amigos. Por isso pode receber uma decoração toda especial como, por exemplo, um lindo jardim suspenso.

O jardim vertical, com plantas fáceis de cuidar, leva a natureza para dentro do seu apartamento. Você pode criar uma parede vertical com vasos de plantas que podem ser fixadas em uma estrutura – uma placa de madeira, conjunto de quadros ou, ainda, um estrado.

Os vasos também podem ser fixados, diretamente, na parede. Tudo dependerá do projeto de decoração. Caso tenha pouco tempo para se dedicar às plantas, escolha as mais fáceis de cuidar. Em seu jardim vertical, verifique a incidência de luz natural, para que as plantas se desenvolvam de forma saudável.

 

Veja alguns exemplos:

1) Flor Canhota

A Flor Canhota tem flores com a forma de uma mão com cinco pétalas, todas de um mesmo lado. É possível encontrá-las nas cores azul e branca. São apropriadas para vasos suspensos. Ela gosta de solo úmido, mas não encharcado, e também de ambientes com boa luminosidade.

2) Filodendro

A folha desta planta tem o formato de um coração. Ela não precisa de luz direta do sol, mas necessita de ambientes com boa luminosidade. Você pode irrigá-la uma vez por semana ou quando a terra estiver seca.

 

3) Jiboia

A Jiboia é uma ornamental que precisa também de cuidados muitos simples. É ideal para ambientes internos e precisa de pouca luz. Ela é uma planta trepadeira e, se cultivada em vasos, se pendura sobre ele, deixando seus galhos expostos. Elas ficam muito bonitas em estantes e prateleiras. Deve ser mantida longe de animais e crianças por ser venenosa.

 

4) Colar de Pérolas ou Rosário

É uma planta suculenta, que tem a folha pendente com forma cilíndrica e precisa de regas semanais, por isso, é de fácil manutenção. Produz pequenas flores brancas, muito discretas e de aroma refrescante. Fica muito bem em jardins suspensos, pois suas folhas, em formato de bolas, criam um efeito de cortina de bolinhas verdes.

 

5) Véu de Noiva

É uma planta fina e delicada, com pequenas flores brancas, que se adapta muito bem em ambientes internos, porém, com boa luminosidade. É de fácil cultivo e crescimento, mas gosta de solo úmido e de ser regada duas vezes por semana.

6) Lambari Roxo

É uma planta que traz muita cor à decoração. Fica excelente em vasos verticais. Gosta de ambientes internos e boa luminosidade. Destaca-se entre as plantas verdes. Gosta de solo úmido, mas não é indicado encharcá-lo.

 

7) Dinheiro em Penca

A Callisia repens, popularmente conhecida como “Planta do Dinheiro”, tem uma folhagem pequena, mas de crescimento muito rápido e denso. É muito utilizada com finalidade ornamental. A planta tem uma folhinha bastante fina e delicada.

Com certeza você sentirá o impacto positivo de ter um espaço com plantas, arborizando e dando charme à decoração de sua varanda, tornando o espaço aconchegante e especial para estar com a família e seus amigos queridos.

 

Ficou interessado em saber mais sobre decoração e obter outras dicas? Quer saber um pouco mais sobre os projetos de nossa empresa? Acesse www.perplan.com.br.