Agora é a hora certa para investir em imóveis

19 de julho de 2019 em  Mercado

O momento é propício para investir em imóveis, principalmente,
pela oferta de lançamentos e condições favoráveis de financiamento

Para quem quer investir em imóveis, há muitos fatores que indicam que este é o momento, a hora certa, que reúne as condições mais favoráveis para se fazer bons negócios. Uma informação importante e que aponta este caminho é taxa básica de juros da economia, a famosa Taxa Selic, que chegou ao ponto mais baixo da sua história, 6,5% ao ano.

O SFH (Sistema Financeiro da Habitação) ampliou para R$ 1.500.000,00 o teto para o financiamento de imóveis. A nova lei do distrato imobiliário trouxe maior segurança para o setor. Há imóveis prontos – os chamados estoques, portanto, esperando boas propostas – ou na planta com preços excelentes e ótima localização.

Maior e melhor oferta de crédito

Menor Taxa Selic significa melhora na oferta de crédito imobiliário. O Sistema Financeiro da Habitação financia imóveis a juros mais baixos e permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para amortizar o saldo devedor.

Em dezembro de 2018, foi regulamentada a Lei 13.786/18, chamada Lei do Distrato Imobiliário, que trouxe maior segurança jurídica ao setor. Nos casos de desistência do imóvel na planta, com a nova lei ficou estabelecido que a incorporadora pode reter, no máximo, 25% do valor pago, ou, em alguns casos muito específicos, até 50%.

Hora certa para comprar um imóvel

Os empreendimentos imobiliários oferecem cada vez mais opções para o comprador. Todas têm que ser analisadas para ver se, realmente, o negócio é um bom investimento, se fará a diferença na vida de quem comprar o imóvel, seja uma casa, um terreno em loteamento fechado ou um apartamento.

Para quem quer um imóvel é importante levar em consideração alguns aspectos que podem ajudar nesta decisão de compra: localização, tamanho do produto imobiliário, tipo do produto (loteamento fechado ou incorporação vertical), planta, infraestrutura, vagas de estacionamento, lazer, facilidade de locomoção, valor do condomínio, etc.