Interior assumirá papel importante no pós-pandemia

22 de junho de 2020 em  Mercado

Na Live com um dos economistas mais influentes do Brasil, Ricardo Amorim, o CEO da Perplan, Ricardo Telles, debateu o impacto da queda da Selic, a reconfiguração da Economia no interior e o novo papel de suas médias cidades, sinônimos de mais qualidade de vida no “novo normal”

No dia 17 de junho, o Banco Central do Brasil reduziu a taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic, para 2,25%. Vivemos o momento da descoberta do home office com produtividades pessoal e profissional. O agronegócio deve continuar seu papel de âncora da Economia nacional após os percalços desta fase de distanciamento social. Estes e outros fatores, analisam especialistas, tendem a estimular o mercado imobiliário e, consequentemente, ampliar a busca por cidades no interior do Brasil com infraestrutura completa e qualidade de vida.

Estes temas fizeram parte de uma Live entre Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do Brasil, e Ricardo Telles, diretor Presidente da urbanizadora e incorporadora Perplan, empresa com 20 anos no setor, nascida em Ribeirão Preto (SP) e com atuação em diversas cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais.

Com a queda na taxa de juros, investimentos em renda fixa, como Poupança, Letras de Câmbio e Tesouro Direto, ou variáveis, como as bolsas de valores, tornam-se menos lucrativos e uma saída para garantir os rendimentos é, justamente, a aquisição de imóveis. Entretanto, os holofotes não estão voltados para os grandes centros urbanos, mas, sim, para cidades do interior do Brasil que, denomina Telles, podem ser chamadas de “Capitais do Interior”.

Esse movimento recebe forte influência do momento atual, que alterou o estilo de vida das pessoas com o home office “obrigatório”. Em razão de passarem mais tempo em suas casas, redescobriram o valor dos lares e a importância de se viver bem, com infraestrutura e bem-estar.

“Pessoas que por questões relacionadas a seus empregos vivem nas grandes metrópoles devem se voltar para cidades menores. Várias empresas estão considerando a possibilidade das pessoas trabalharem em casa, de não irem ao escritório ou irem em momentos e situações muito pontuais”, salientou Amorim. “Todos querem um estilo de trabalho com mais qualidade de vida e o interior é muito forte nisso. Essas ‘capitais’ serão uma espécie de polo de atração, já que viver na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, não é fácil”, complementa Telles.

Momento de pensar nas pessoas

A valorização da socialização e da integração entre as pessoas no ambiente interno das residências, já percebida há alguns anos, acarretou mudanças nos projetos de apartamentos e condomínios. De acordo com o presidente da Perplan, por exemplo, grande parte das famílias já opta pela “cozinha americana”, que liga ambientes. Desse modo, fica clara a mudança no conceito de cozinhar, transformando em uma atividade divertida e compartilhada.

Pensando neste aspecto, a Perplan vem inserindo contemporâneos espaços sociais em seus projetos, como o Family Club. O local permite que o morador convide amigos para uma confraternização privada, com uma segunda piscina e churrasqueira exclusivas.

A incorporadora valoriza muito a localização de seus projetos imobiliários ao pensar nas necessidades e desejos das pessoas: faz loteamentos fechados e bairros planejados em áreas da cidade onde é possível se desconectar da correria do dia a dia e constrói condomínios verticais em locais próximos a comércios e serviços premium.

Great Place to Work

O comprometimento com o bem-estar e o crescimento profissional de seus colaboradores conferiu a incorporadora, em 2019, uma certificação do GPTW Brasil (Great Place to Work – Excelentes Empresas para Trabalhar) por suas boas práticas em gestão de pessoas e clima organizacional.

“Isso mostrou o reconhecimento positivo de nossos colaboradores pela organização que foi criada, mantida e desenvolvida pelos acionistas. O conjunto se valoriza porque se completa. Esta sinergia existe em nosso cotidiano, seja nos setores administrativos, operacionais, de projetos ou de engenharia nas obras que executamos”, afirma Telles.

A certificação é como um “selo de qualidade”, que mostra ao mercado – para outras organizações e para as forças de trabalho especializadas – que a Perplan, além de ser uma referência em sua área de atuação, é um local onde o trabalho do colaborador é reconhecido, apoiado, incentivado, qualificado e recompensado.

Quem é Ricardo Amorim

Ricardo Amorim é presidente da Ricam Consultoria, prestadora de serviços na área de negócios e Economia mundial, assessorando clientes a antever tendências globais e brasileiras, por setores, e maximizar oportunidades. Ele é economista formado pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atua no mercado financeiro desde 1992. Já trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos.

Foi eleito pela revista Forbes o economista mais influente do Brasil. É o único brasileiro entre os melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner. É um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, na GloboNews, cofundador da Smartrips e da AAA Inovação, colunista da revista IstoÉ, influenciador latino-americano mais seguido no LinkedIn e Top Voices Influencers em 2016, 2018 e 2019. Ganhou o prêmio “Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças” em 2017, 2018 e 2019.