Férias à vista: Como usar as áreas do condomínio com criatividade?

10 de julho de 2023 em  Dicas

Férias à vista: Como usar as áreas do condomínio com criatividade?

A Perplan dá dicas de atividades para você e sua família

 

As férias de fim de ano estão chegando e, com isso, as áreas comuns dos condomínios ganham mais movimento. As regras de utilização de churrasqueiras, piscinas, salões de festas, espaço kids e outros ambientes de recreação, geralmente, são definidas pelas administradoras de cada residencial. A seguir, daremos dicas para os moradores aproveitarem os espaços com criatividade respeitando a boa convivência.

Alternativas criativas

Em um condomínio, o morador pode usar a criatividade, para se exercitar com cadeira, brinquedos de criança, muretas e até árvores

Durante as férias, uma boa dica é aproveitar os espaços oferecidos pelo condomínio para praticar exercícios físicos em grupo. É possível usar as áreas comuns para atividades recreativas que atendam todas as idades. O professor autônomo de Educação Física Marcio Rotolo, por exemplo, criou a “Prática INatura”, por meio da qual as pessoas utilizam o próprio peso do corpo para a recreação e a prática de exercícios.

O método visa explorar a criatividade e incentivar as habilidades dos participantes. “Eu uso os recursos que nós temos no ambiente como meio de ferramenta para o desenvolvimento, não só da criança, como também do adulto e do idoso”, afirma Rotolo. Um exemplo é a utilização de barreiras para pular, escalar ou realizar exercícios com o peso do corpo.

As atividades podem ser feitas, segundo o professor, com uma cadeira, brinquedos de criança, muretas, árvores e demais recursos disponíveis. Rotolo ressalta, ainda, a importância de avaliar os locais com segurança, para que nenhum acidente aconteça. Os exercícios são baseados em métodos com movimentos do parkour, capoeira, dança, entre outros.

 

 

Cuidados com o condomínio

Para Vivian Lapini, diretora da administradora Alpha Condomínios, para manter a boa convivência o principal é ter em mente que preservar o patrimônio é de interesse de todos os moradores.

“Por isso, é preciso cuidar dos objetos e dos móveis em comum. Caso tenha alguma avaria, o morador que está utilizando deve arcar com os custos”, diz. Outra dica é sobre a segurança das crianças. “Por mais que o condomínio seja um ambiente seguro, elas devem estar sempre acompanhadas por um adulto responsável”, completa.

Para as festas de fim de ano, as regras costumam ser mais rigorosas, por causa de horários, barulho e outros fatores que podem incomodar os outros moradores. Contudo, há condomínios que permitem a utilização de salões de festas, churrasqueiras e outros espaços para as comemorações. “Todos os moradores devem respeitar o regimento interno para aproveitar as áreas comuns com tranquilidade e segurança”, conclui a diretora Vivian Lapini.