A chave para o futuro das empresas

15 de setembro de 2020 em  Notícias Perplan

Evento The Reboot

O “THE REBOOT”, evento que a Perplan trouxe para Ribeirão Preto (SP) no último dia do mês de agosto, apresentou propostas de ação para o empresariado vivenciar, com seus clientes, a partir deste período de retomada gradual do cotidiano. Especialistas convidados apontaram a inovação e a experimentação como possíveis chaves para o futuro das organizações. A atividade aconteceu no Cine Park Drive-In do Espaço Golf, para cerca de 80 veículos com convidados, e foi transmitido em tempo real pelo Youtube da empresa.

“Se continuarmos a oferecer mais do mesmo, quebraremos. É preciso se conectar, emocionalmente, com as pessoas, colocando-se no lugar do cliente, preocupando-se com os detalhes e criando valor para a sociedade. Os negócios mudaram e devemos, então, surpreender, positivamente, nossos clientes, inovando ao entregar novas emoções ao nosso público-alvo”, afirmou Manoel Carlos Júnior, pioneiro do Marketing de Experiência no Brasil e autor do primeiro livro sobre o tema na Língua Portuguesa.

Para o futurista Luiz Candreva, head de Inovação da Ayoo, diretor Acadêmico e de Criação do Disruptive.MBA, é preciso que o empresariado atue com “parâmetros não óbvios”. “A troca de experiências no mercado tornou-se ainda mais fundamental nestes tempos. Novos e diferentes códigos de negócios foram criados. A sobrevivência das empresas está ligada, diretamente, à capacidade de antecipar as tendências e os movimentos do novo consumidor, por que o futuro está na ‘destruição’ dos modelos atuais de negócios”, disse.

Vidas e vendas conectadas

Outro especialista presente ao “THE REBOOT” foi Marcelo Baratella, mentor e acelerador de vendas, TEDX speaker que já capacitou 150 mil pessoas em cerca de 500 empresas no Brasil e no exterior. Segundo ele, companhias com processos bagunçados ou muito burocráticos tenderão a desaparecer, dando lugar a organizações mais ágeis, que entendam as diversas faces de seus clientes. “Vidas e vendas estão conectadas, por isso, inovar tem que levar em consideração os desejos e as dores de seu público”, completou.

A rede de restaurantes Boali, com mais de 35 unidades em 11 estados, universalizou o acesso à alimentação saudável no Brasil. Seu proprietário, Rodrigo Barros, salientou, no evento em Ribeirão Preto, que a pandemia levou ele mesmo a agir rápido – preservar o fluxo de caixa e apoiar seus franqueados, entre outras ações, com a suspensão do pagamento de royalties por seis meses, foram algumas das estratégias que deram certo. “Prestar atenção verdadeira em nossos colaboradores, parceiros e clientes fez toda a diferença”, contou.

“THE REBOOT” – O Evento

O “THE REBOOT – Um novo olhar para o futuro do seu negócio tratou de inovação, experiência do cliente, empreendedorismo e vendas no Brasil. Foram convidados para estar no Cine Park Drive-In empreendedores de startups, líderes empresariais regionais, profissionais da alta gestão de médias e grandes organizações, entre outros.

Para o diretor Presidente da Perplan, Ricardo Telles, a grande maioria das organizações vive momentos de apreensão e incertezas frente à paralisação – e até mesmo à extinção – de muitos negócios. O objetivo principal da empresa em promover um evento como o “THE REBOOT” foi possibilitar a diversos profissionais e companhias parceiras um momento especial para que crenças, expectativas e modelos mentais fossem revistos e que novos conhecimentos, comportamentos e habilidades fossem conquistados.

“Trouxemos para Ribeirão Preto quatro dos principais palestrantes nacionais sobre inovação e reinvenção de negócios. São especialistas em segmentos distintos, porém, complementares, que apresentaram suas vivências e experiências em organizações importantes com as quais trabalham. Houve apresentação de cases de sucesso e superação, momentos de inspiração e motivação. Ou seja, foi uma excelente oportunidade para quem quer recomeçar”, afirmou Telles.

Os palestrantes do evento “The Reboot”

Luiz Candreva é também diretor do Comitê de Internacionalização da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Board Member do Hub/SP, digital innovation advisor de empresas dos segmentos automotivo, de bens de consumo e de construção e palestrante com mais de 400 apresentações em nove países.

Manoel Carlos Júnior criou o “Método Experiencialize”, que ensina como transformar produtos e serviços em experiências. Palestrante internacional e consultor, ajudou centenas de empresas brasileiras a se tornarem referências em experiência do cliente, entre elas Rei do Mate, Shoppings Iguatemi, Rio Quente Resorts e Cultura Inglesa.

Marcelo Baratella atuou com empresas como XP Investimentos, John Deere, Toyota, Unimed, Mercedes Bens, Harley Davidson e Syngenta. É embaixador do Funil de Vendas no BR e especialista em Negociação pela Universidade da Califórnia (EUA) e em Inteligência de Mercado pela FIA-USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo).

Rodrigo Barros é fundador da HandsOn.TV, plataforma de vídeo nascida no Vale do Silício (EUA) e presente em mais de 130 países. Apresentador de TV por nove anos, entrevistou mais de 1.200 líderes no Brasil e no exterior. Idealizou e liderou o Fórum Empresarial Regional e o HandsOn Startuptour em oito países na Europa entre 2014 e 2016.

Assista ao evento: