Dia das Mulheres Perplan

8 de março de 2023 em  Nossa Gente

dia das mulheres

Neste Dia da Mulher, a Perplan convidou um grupo de mulheres da empresa para refletir e compartilhar conosco quem são as mulheres que as inspiram a ser quem são.

#ELAINSPIRA é um movimento que ressalta a importância da mulher enaltecer outras mulheres, nutrindo essa atmosfera de apoio, empatia e INSPIRAÇÃO MÚTUA.

Veja os depoimentos completos que emocionam, geram identidade e transcendem amor e admiração de mulheres por outras mulheres.

Da família, da profissão, da TV, artistas de renome ou o personagem principal da história de suas vidas, todas são mulheres que inspiram.

Veja quem são elas e, claro, aproveite para compartilhar conosco quem é a mulher que te inspira.

Feliz Dia das Mulheres!

Ana Victoria Gonçalves – Urbanismo

“A mulher que me inspira é a primeira mulher a obter o título de urbanista no país: Carmen Velasco Portinho. Conheci sua história enquanto estudava alguns projetos do arquiteto Afonso Reidy, em especial, o conjunto Pedregulho. Nesses estudos, Carmen apareceu ligada principalmente ao fato de ter sido a engenheira do projeto e esposa de Reidy. Porém, devo contar que nesse período, Carmen foi a Diretora do Departamento de Habitação Popular, posteriormente assumiu a construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e também foi a 1º Presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas. Lutou pela habitação e o direito a morar, e, é claro, lutou pelo direito da mulher ao voto entre 1920 e 1930. Carmen inspira.”

Marli Duarte – Central de Contratos, Notas e Fiscal

A mulher que me inspira é minha mãe, uma mulher que não teve oportunidade de muito estudo
mas é muito sábia, enfrentou muitas dificuldades e com três filhos sempre lutou para dar o melhor para mim e meus irmãos.
Ser mulher, ao mesmo tempo que é um privilégio é difícil, mulher tem características muitos especiais, consegue fazer muitas coisas, é ágil, forte, cada uma com seu dom e com seu potencial.

Juliana Lima – Comercial

Essa mulher é uma fonte inesgotável de amor, força, garra, dedicação, muita superação e muito mais.
Precisou  trabalhar e estudar com filhos pequenos, precisou de familiares para auxilia-la nessa jornada. Abdicou de momentos de lazer, de festas familiares e todo tipo regalia porque tinha objetivos a alcançar, e ela conseguiu, não deixou que nada e ninguém colocasse limite nos sonhos dela. De auxiliar de limpeza a técnica de enfermagem ! Sim ela escolheu cuidar das pessoas, passou todos os dias da  pandemia dentro da maternidade  acolhendo e amparando quem precisou.

Ela superou o maior medo de todas as mulheres, um câncer de mama. Durante todo processo ela mostrou sua força e superação sempre com sorriso no rosto. Ela perdeu os cabelos, perdeu a mama, e foi incansável na luta contra o que a quimio tentou fazer com ela. Usou perucas, lenços, ela se transformava todos os dias na melhor versão que ela poderia ser diante dessa situação, mas sempre confiante que ela venceria essa luta e venceu. O câncer não definiu nem impôs limites para ela.

Mulher que com todas dificuldades da vida, com todos os empecilhos, sempre buscou quebrar todas as barreiras, superar cada fase e ser uma mulher melhor, uma profissional  ímpar.

Mulher que me inspira a não desistir, que chorar não é fraqueza, se eu quero eu consigo, que se precisar dar um passo para trás que seja para pegar impulso e ir mais longe. O motivo dos meus mais sinceros sorrisos.

Meu maior exemplo de mulher, minha inspiração pra vida. Minha mãe Claudia.

Gabrieli de Paula – Incorporação

Desde muito nova tenho o sonho de mudar o mundo, e quem não tem não é mesmo?
Venho de uma família humilde, pai pedreiro e mãe do lar, mas que juntos trabalharam incansavelmente para me educar e me ensinar crenças e valores, a mim e a meu irmão.

Trabalho desde os 14 anos de idade, e aos 17 anos decidi entrar na área da construção civil, sabia que teria alguns obstáculos a serem vencidos pela minha jornada, pois infelizmente em pleno século XXI o mundo ainda é machista. Aos poucos estou conquistando o meu espaço e sendo vista por profissionais da mesma área de atuação, sendo respeitada e tratada igualmente pelo meu sexo oposto, onde o que importa não é o seu gênero e sim o seu trabalho e dedicação diária.

Me considero uma mulher forte, independente, cheia de princípios e valores e sei que tenho ainda muito o que aprender e que posso ainda ir muito além e fazer a diferença.

Tenho por inspiração, uma mulher não de muito longe, ela que também veio do interior, a Francana Senhora Luiza Helena Trajano, uma mulher empresária, de grandes ideias, que mesmo já estando no topo, se preocupa com a sociedade em que vive, lidera grupos de mulheres que também tem o desejo de mudar o Brasil, tanto na economia, quanto na desigualdade de raças e gêneros, Luiza Helena me representa e sempre irei apoiar as suas causas.

A mensagem que deixo para todas as mulheres é que nós podemos ser e fazer tudo que desejarmos e sonharmos, ser mulher só nos torna mais especial! Feliz Dia Internacional das Mulheres.

Joseane Morais – Financeiro

Recebi a tarefa de escrever sobre uma mulher que me inspira, confesso que vieram várias em meus pensamentos, grandes pioneiras, empreendedoras, religiosas, profissionais que trabalhei, entre outras.
Mas a que não saiu dos pensamentos foi ela: Maria das Graças Alves de Carvalho, minha mãe, minha fortaleza, minha referência.

Diariamente me inspira com sua fé, esperança na vida, doce como ela sabe ser, dedicada, que se esquece muitas vezes para servir e ver todos bem, me mostra sempre o lado positivo das coisas, e quem a vê, não imagina o que já passou.

Teve uma infância simples, não foi criada pela mãe, mas pela irmã mais velha, se tornou mãe aos 19 anos, o que não foi fácil na época, assumindo uma família, tendo que ficar tantas coisas para trás. E como disse, nunca deixou transparecer essas marcas da infância, cuidou de sua mãe até o último momento, foi grata à aquela que gerou.

Ela me inspira, ela é amor, superação, protagonista da vida real! Maria, Maria…

Beatriz Vieira – Engenharia

Minha fonte de inspiração é a Enedina Alves Marques. Em 1945 Enedina se formou como primeira mulher negra engenheira do Brasil e a primeira engenheira do Paraná.

Sua história conta as dificuldades que sofreu para conseguir se formar e os problemas que passava para ser respeitada no ambiente de trabalho. A evolução dentro desses cenários é bem significativa nos dias atuais, porém precisamos reconhecer que a caminhada ainda não acabou.