Perplan apresenta o novo conceito de construção BIM

7 de abril de 2022 em  Notícias Perplan

Conceito BIM

Incorporadora e urbanizadora iniciou os estudos do BIM em 2015;

evento contou com presença de especialistas na ferramenta 

A Perplan promoveu, na última quarta-feira (16/02), um evento com especialistas em BIM (Building Information Model) – em português, Modelagem da Informação da Construção -, novo conceito quando se trata de projetos para construção civil. O objetivo foi apresentar a ferramenta aos profissionais da incorporadora. Participaram representantes dos escritórios de arquitetura KV (Königsberger Vannucchi) e Sena, que assinaram o projeto do Hype Residence, empreendimento da Perplan em Ribeirão Preto (SP). 

O BIM utiliza uma metodologia de trabalho que permite incluir informações a um projeto 3D, por meio da utilização de diversos softwares. Toda etapa do cronograma de uma obra que for concluída é inserida nesse sistema, permitindo que a versão virtual fique completa. Assim, aperfeiçoam-se as projeções e evitam-se interferências no decorrer da execução da obra. Para o cliente final, a principal vantagem da metodologia é a forma de apresentação dos produtos, uma vez que o modelo mostra com mais clareza o projeto e facilita o entendimento sobre o que está sendo vendido. 

De acordo com Rafael Batista, diretor de Incorporação da Perplan, a empresa iniciou os estudos do BIM em 2015, mas a implementação começou em 2017. “Esse passo foi importante para sentirmos firmeza no que queríamos e, a partir de então, tomarmos decisões mais assertivas, trazendo pessoas qualificadas em BIM para trabalhar com a gente”, afirmou.  

 

Utilização do BIM 

KV

Para trabalhar com o BIM, o escritório KV utiliza o software Archicad, que engloba diversas ferramentas de análise e respostas mais rápidas. Um exemplo é o Grasshopper, que permite estudos energéticos, de luz e volumetria no projeto. “A melhor coisa que o BIM nos deu foi a possibilidade de integração de várias ferramentas”, afirmou Dimitre Gallego, BIM manager da KV. Essa metodologia de trabalho permite, também, por meio dos arquivos em nuvem, que várias pessoas trabalhem em conjunto e simultaneamente.  

De acordo com Paulo Sena, sócio-proprietário da Sena Arquitetura, a informação é a principal característica desse novo conceito. “O BIM não é simplesmente um modelo 3D, sempre tem a palavra ‘informação’ envolvida no projeto”, disse. Apesar disso, Sena acredita que é necessário que todos os escritórios de arquitetura possam ter um padrão de tipo de informação dentro do BIM que pode ser utilizado por todos.

Sena

Segundo Tito Sena, também sócio-proprietário da Sena Arquitetura, é necessário ter um roteiro para a construção do projeto no BIM. “Com os modelos de cada etapa localizados e integrados corretamente, é possível juntar no modelo geral e também tratá-los separadamente”, ressaltou Tito Sena.