Como festejar o Carnaval em casa

12 de fevereiro de 2021 em  Dicas

O Carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo por sua música, dança e animação. Mesmo em um ano tão diferente, a alegria não poderá faltar em sua casa

O Carnaval é a data comemorativa mais festiva e animada do ano. Os blocos são a alegria dos amantes de uma boa folia e a agitação é uma das qualidades mais sublimes desta festa. A tradição no Brasil começou lá no período colonial, em 1641 e, com a mistura dos ritmos africanos e das músicas europeias nasceram as marchinhas e o samba, que se tornaram característicos da festa nacional.

Sobretudo, marcada por extravagâncias desde sua origem, o uso de fantasias começou com máscaras e perucas, usadas na Itália do século XV para que os nobres pudessem se misturar às multidões e aproveitar as festas. Com o passar dos anos, o objetivo passou a ser usar roupas engraçadas, divertidas e chamativas. Hoje, as fantasias são uma das principais atrações do Carnaval brasileiro.

Independente do lugar, a animação e a comemoração não podem faltar! Seja em casa reunido com a família ou em um espaço aberto com os amigos, é possível entrar no clima e se divertir muito!

Decoração temática

Uma forma divertida de trazer o ritmo das festas de Carnaval para dentro de casa é com a decoração e, para isso, é possível usar uma mistura de itens que você já tenha com coisas novas.

Nada traduz melhor o espírito do Carnaval que as cores, por isso, junte o que encontrar de mais colorido – pode apostar em almofadas, tapetes e até louças. Não importa se à primeira vista isso tudo não combinar e as cores não forem da mesma paleta. Contudo, a ideia é trazer a vivacidade e a energia dos bloquinhos de rua para dentro de seu lar, seja na sala, no quintal ou na sacada.

Inclusive, uma ideia inusitada que transforma por completo o espaço é prender tecidos no teto. Vale desde pedaços de TNT (Tecido Não Tecido), colchas coloridas e até cangas de praia.

Eventualmente, arraste os móveis para criar uma pista de dança, um espaço para brincadeiras e folias carnavalescas. Se você, inclusive, escolher uma área externa para seu Carnaval, como um quintal, a área da churrasqueira ou da piscina.

Abuse do papel

O confete não pode faltar nessa época do ano e uma forma de trazer o item para seu lar e, ao mesmo tempo, evitar a bagunça que ele causa, é colocá-lo na decoração. Recorte círculos grandes de papel colorido e coloque originalidade nas paredes.

Outras maneiras divertidas de utilizar papel são as bolas de papel crepom, as plaquinhas e até os painéis para fotos. Com criatividade e tesoura é possível criar uma decoração única e personalizada para sua casa.

Traga a festa para a mesa

Sabor e cor são a chave para uma mesa completa. Além da decoração, não pode faltar comida. Aqui vale tudo para agradar o paladar e os olhos, do clássico cachorro quente aos wraps de tomate seco. Para adoçar a boca, as balas e os marshmallows são uma aposta fácil e saborosa.

Além de usar as louças coloridas, monte uma bandeja com frutas da época, como abacate, abacaxi, banana, coco, goiaba, limão, maçã, mamão, pêra, uva e tangerina, que também trarão sabor e aroma para a mesa.

Coloridos, divertidos e saborosos, os drinks com frutas são uma ótima opção para refrescar e decorar a mesa. Uma suqueira com fatias de laranja, pedaços de abacaxi e ramos de hortelã dá uma cara especial ao espaço.