Doação de medula óssea: Perplan abraça essa causa

10 de junho de 2019 em  Notícias Perplan

Além de investir em qualidade de vida por meio de negócios imobiliários, a Perplan Urbanização e Empreendimentos também investe em parcerias que tenham como foco a conscientização e desenvolvimento social das cidades em que está presente. Em Uberlândia, onde a empresa chegou há pouco mais de um mês, a primeira iniciativa com este objetivo é apoiar a Campanha Par Perfeito, que traz um novo olhar sobre o processo completo do transplante de medula, em uma iniciativa do Hospital do Câncer em Uberlândia, Grupo Luta Pela Vida, 5ML e Salve Mais Um.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa para o biênio 2018-2019 ficou em 5940 casos novos de leucemia em homens e 4860 em mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 5,75 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres, o que coloca estas situações na 9ª e a 10ª posições, respectivamente, entre os cânceres.
Para o tratamento desta patologia o transplante de medula óssea alogênico é uma modalidade com intenção curativa, que envolve a substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. Um grande desafio nesta situação é encontrar a medula compatível, o que depende necessariamente de doadores.
O gerente comercial e de marketing da Perplan, Rodrigo Daglio Camargo, destaca a importância desta parceria. “Ao chegar em Uberlândia passamos a buscar parcerias voltadas a conscientização e qualidade de vida, e foi assim que encontramos no Grupo Luta Pela Vida a oportunidade de fazer parte desta ação. Chegamos na cidade para proporcionar o bem-estar e a satisfação por meio de um rigoroso planejamento urbano, arquitetônico e ambiental, orientado exclusivamente para as pessoas e para o bem viver, mas junto disso queremos contribuir com informações e ações para o bem-estar da sociedade”, destacou o gerente.
O presidente do Grupo Luta Pela Vida, destacou a importância da parceria com a Perplan. “Agradecemos a parceria com a empresa Perplan, que está nos apoiando em uma causa tão significativa, que é a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. Estamos construindo no Hospital do Câncer em Uberlândia o primeiro Centro de Transplante de Medula Óssea, 100% gratuito, com o objetivo de atender a demanda de nossos pacientes com câncer em Uberlândia e região. São com parcerias como esta com a Perplan, que em breve conseguiremos juntos entregar uma obra tão importante para o paciente que está aguardando não só por um doador compatível, mas também um local especializado para realizar o procedimento”, afirmou Renato Pereira.

Campanha Par Perfeito

Realizada no período de 10 a 19 de junho, a campanha terá um conjunto de ações voltadas à conscientização do público, com iniciativas interativas e inspirada na rede social Tinder, demonstrando o “match’ que pode salvar vidas.  Além da conscientização por meio de informações sobre o tema, haverá ainda o uso da gamificação, oferecendo um entendimento, de forma lúdica, sobre o quanto é difícil encontrar o par perfeito, fazendo uma associação à questão da compatibilidade das medulas.
A campanha também servirá para mostrar a importância das doações em prol do Hospital do Câncer de Uberlândia, que já está com a obra física do Centro de Transplante de Medula pronta, mas para entrar em funcionamento depende de recursos para equipar e mobiliar o espaço. A estimativa é da necessidade de arrecadar em torno de R$ 2 milhões para essa etapa.

Confira as ações da Campanha Par Perfeito:  

– 10/06 a 19/06: atendimento na Loja Par Perfeito, 2º Piso, do Uberlândia Shopping.
– 11/06, das 13h às 17h, e 12/06, das 10h às 17h: profissionais do Hemocentro estarão na Loja Par Perfeito para fazer o cadastro de candidatos a doadores de medula óssea.
– Van itinerante: circulará por locais públicos para que as pessoas conheçam a campanha e apoiem a causa do Transplante de Medula Óssea.
Mais informações: https://www.hospitaldocancer.org.br/eventos/par-perfeito/