Bairros planejados: um legado positivo para as cidades

9 de março de 2021 em  Revista Estilo

Parte de um processo complexo, multidisciplinar e com muitos profissionais envolvidos, esses empreendimentos se revelam soluções eficientes para o potencial urbanístico e desenvolvimentista dos municípios

Tendência urbanística, especialmente em cidades que se destacam como polo econômico regional, os bairros planejados representam um investimento feito nos municípios por urbanizadoras responsáveis por criar as condições para que um terreno possa ser comercializado com conceito e infraestrutura de alto valor agregado – o
que, por sua vez, promete ser uma herança promissora para a região nos quais estarão inseridos.

De acordo com o arquiteto Hugo Serra, fundador da HS Urbanismo, os empreendimentos que atendem por esse conceito são aqueles nos quais o planejamento corresponde às expectativas dos diversos atores envolvidos. São qualificados pela infraestrutura necessária que oferecem para se morar bem, tanto em uma avaliação interna como de seu entorno. “O bairro deve oferecer uma boa qualidade de vida aos moradores, respeitar o meio ambiente, contribuir para o desenvolvimento da cidade, atender a leis e normas vigentes, atrair negócios, garantir a privacidade das áreas residenciais, desenvolver áreas públicas de qualidade e duráveis, e remunerar os investidores”, aponta.

Como envolve desde a infraestrutura mais básica que constitui as cidades – como espaços de comércio, ruas, redes de água e esgoto, e edificações – até diferenciais encontrados em condomínios, como quadras poliesportivas, playground, áreas de convivência e sistema de segurança, o arquiteto explica que, ao desenvolver o projeto, é necessário “estar muito atento às condições do local, aos hábitos da população e como ela responde a mudanças demográficas, econômicas e ambientais”.

Diante de tantos aspectos a serem levados em consideração, Serra avalia que o processo é, sem dúvida, mais complexo que há 20 anos. E que, quando bem implantado, oferece garantias de valorização – sendo um dos motivos pelos quais, cada vez mais, empreendedores, prefeituras e governos estaduais se mostram focados em gerar, por meio deles, um legado positivo para as cidades.

A Perplan é uma empresa que possui em seu portfólio grandes cases de sucesso de bairros planejados, em especial em Ribeirão Preto. Mas a aposta não é só dela, como também daqueles que buscam uma nova moradia e se mostram ávidos pela proposta. Ao abrir as vendas do seu empreendimento Villas do Mirante, na Zona Leste, em setembro de 2020, 90% dos 575 lotes foram comercializados em apenas uma hora, o que demonstra a força desse tipo de projeto.

BOSQUE DAS JURITIS
A Perplan sempre olha as áreas nas quais trabalhará com muito cuidado, avaliando-as enquanto matérias primas de alta qualidade e alto coeficiente de aproveitamento. “Empreendimentos com características de bairro planejado fazem com que cada fase do projeto esteja conectada, bem como se una com o que já estava na região. Ainda durante o licenciamento são feitos estudos – ambientais, de engenharia e até sociais – que sempre levam em conta os impactos futuros e a interação com o pré-existente”, salienta Leonel Darahem Mafud, diretor de Negócios de Urbanização da Perplan.

Por isso, e inspirada em iniciativas internacionais que buscam integrar moradia, trabalho e lazer em ambientes urbanos sustentáveis, a empresa investe, desde 2000, na criação desses empreendimentos. O primeiro foi o Bosque das Juritis, onde, hoje, está o metro quadrado mais valorizado do município.

Com esse projeto, a Perplan revolucionou os conceitos de urbanização e arquitetura regional e estabeleceu novo polo de desenvolvimento econômico e social para a Zona Sul de Ribeirão Preto, com comércios importantes, originando, também, setores urbanos referenciais, como Alto da Fiusa, Jardim Botânico e parte do Jardim Irajá.

Sua criação deu origem a outros importantes empreendimentos na região, como os condomínios de alto padrão Magnólia, Manacás e Village Monet, todos realizados pela própria Perplan. No novo bairro planejado foram implantados, ainda, os projetos de incorporação Urban, Complexo Civitas (dois hotéis, mall comercial, lajes corporativas e torre residencial), Van der Rohe, Marquises Park Residence e o THZ 2965.

Popularmente conhecido como Jardim Botânico, o bairro Bosque das Juritis abriga, também, o 1º parque design da região – o Über Parque Sul “Roberto Francói”. “Ele tem uma localização exclusiva e privilegiada. Em seu entorno, focamos no desenvolvimento de residenciais verticais, pois sabíamos que, com a consolidação do espaço, surgiria o desejo por apartamentos na região”, afirma Ricardo Telles, diretor-presidente da Perplan.

BAIRRO PLANEJADO X CONDOMÍNIO
O que difere um bairro planejado de um loteamento ou de um condomínio? De acordo com Gabriela Gonçalves de Oliveira, coordenadora de Urbanismo na Perplan, a resposta está no formato que cada um se apresenta. “Quando falamos de bairros planejados no modelo da Perplan, estamos nos referindo a loteamentos, que podem ser fechados ou não, mas que, na maioria das vezes, têm configurações de bolsões. Por exemplo, o Villas do Mirante, um dos mais recentes da empresa, chamamos de bairro planejado porque é um empreendimento com vários bolsões, onde já é possível prever áreas comerciais, topologias diferentes e, principalmente, possibilidade de uma expansão da cidade”, explica.

Ainda segundo Gabriela Oliveira, o bairro planejado prevê um sistema no qual as áreas envolvidas trazem, além de residências, comércios e serviços que agregam ao estilo de vida de todo o entorno e não apenas dos moradores locais.