Automação residencial cria “casas inteligentes”

19 de março de 2021 em  Dicas

A Inteligência Artificial está em nossas mãos, em nossos momentos de lazer e, até mesmo, no trabalho. Então, por que não em casa? Maior facilidade faz automatização residencial crescer cada dia mais

A série de animação “Os Jetsons”, criada nos anos 1960 e veiculada até hoje na TV fechada, que tinha como temática a “Era Espacial”, colocou no imaginário popular como seria o futuro do mundo, com carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, robôs faxineiros, enfim, todo tipo de aparelho eletrodoméstico.

Hoje, quase 60 anos depois da primeira exibição do desenho, não temos carros voadores e nem os robôs que todos queríamos para nos livrar de tarefas cotidianas pouco agradáveis, mas a realidade é muito tecnológica, com grandes benefícios à sociedade em geral.

A tecnologia dentro de casa 

A automação residencial é um conjunto de tecnologias capazes de programar e tornar autônomo o funcionamento de diversos equipamentos e sistemas em uma casa ou apartamento.

Para que isso ocorra são necessários aparelhos com conexão elétrica e à internet e dispositivos inteligentes que os conecte em um sistema por Wi-Fi ou Bluetooth, o que possibilita que o morador administre seus equipamentos, do aparelho de som ao ar condicionado, da iluminação ao funcionamento da cafeteira, por exemplo.

O Wi-Fi é a mais antiga e conhecida tecnologia de rede sem fio. Ela permite que computadores (laptops e desktops), dispositivos móveis (smartphones e dispositivos vestíveis) e outros equipamentos (impressoras e câmeras de vídeo) se conectem à Internet.

O Bluetooth é um protocolo de comunicação, desenvolvido pela empresa de telecomunicações Ericsson, em 1994, projetado, originalmente, para curto alcance e baixo consumo de energia, que permite dois ou mais dispositivos trocarem informações entre si sem cabos, por meio de uma frequência de rádio específica. O nome é uma alusão a Haroldo I, rei da Dinamarca e Noruega no fim do Século X, cujo “apelido” era “o Dente-Azul”.

Interfaces como aplicativos, teclados de parede e até dispositivos de comando por voz podem ser usados para controlar o sistema. Sensores especiais podem indicar vazamentos de água ou presença de fumaça, alertando o morador, no local onde ele estiver, em casa, no trabalho ou até em suas férias, sobre a necessidade de ação. Cada vez mais o mundo físico e o digital se tornam um só, através dispositivos que se comunicam um com os outros, com data centers e nuvens.

Otávio Figueiredo, engenheiro e sócio-diretor da Eletrize Automação Residencial, conta que todos os ambientes de uma casa podem ser automatizados. Normalmente, itens como iluminação, sistemas de áudio e vídeo, ar condicionado, cortinas e persianas são os mais comuns, porém, lareira, pipoqueira, chopeira, balcões refrigerados, motor de piscina, sauna e irrigação de jardins podem fazer parte do sistema.

No caso de automatizar uma casa ou apartamento que já esteja pronto, Figueiredo explica que existem algumas opções. Por exemplo, se o local estiver em reforma, podem ser usados sistemas cabeados para a integração dos itens a serem automatizados.

Caso o cliente queira algo mais rápido e sem quebra-quebra, podem ser usados sistemas sem fio, com tecnologias Wi-Fi ou Zigbee – este é um protocolo de comunicação sem fios para aparelhos da geração IoT (Internet of Things, ou, em tradução livre do inglês, Internet das Coisas) de baixa potência.

As principais vantagens

O processo de automação tem inúmeras vantagens. Uma das principais é o controle da segurança. Mesmo fora de casa é possível saber sobre quando uma porta, portão e até janela for aberto ou fechado, além da possibilidade do monitoramento por câmeras e fechaduras inteligentes e de ter uma porta de garagem que se abra assim que o carro se aproxima.

Um erro comum é imaginar que um sistema inteligente gerará maior consumo de energia. Ao contrário, existem dispositivos capazes de monitorar esse consumo e o desligamento automático de luzes e equipamentos de ar condicionado quando necessário ou programado.

Com mais de oito anos de mercado em automação residencial e industrial, Figueiredo explica que outro erro muito corriqueiro é imaginar que o processo de automação tenha custos absurdos. Na verdade, os valores tendem a variar de R$3 mil a R$300 mil, de acordo com o projeto e as necessidades do cliente

“Estima-se até que a automação chegue a 3% do custo total da obra, mas isso é muito variável, dependendo dos níveis de abrangência que o proprietário deseja”, conta o sócio-diretor da Eletrize.

O exemplo perfeito

O lançamento da Perplan em Ribeirão Preto, o empreendimento THZ 2965 teve seu apartamento decorado automatizado, com sistema de som e luzes controlados por um tablet, tudo gerenciado pela Inteligência Artificial Alexa, da Amazon, criando uma experiência única a quem visitar o espaço.

O THZ 2965 será implantado no Jardim Botânico, a uma quadra da avenida Professor João Fiúsa, ao lado do Über Parque Sul “Roberto Francói”, e traz toda a conveniência, privilégio e qualidade de vida que só um bairro com largas e arborizadas avenidas, ciclovias, parque, condomínios e comércio premium pode oferecer.

Acesse o site www.thz2965.com.br e saiba mais sobre esse empreendimento.