Aqui estão 6 dicas para uma cozinha mais prática

29 de abril de 2021 em  Dicas

Dicas para deixar o lugar mais visitado da casa mais funcional

Um dos ambientes mais movimentados de uma residência merece atenção mais que especial

 

Um dos locais mais frequentados da casa, a cozinha, precisa estar sempre muito bem organizada para facilitar a sua vida e, claro, a dos outros moradores.

Para atingir esse conforto é necessário administrar bem o ambiente para economizar tempo no preparo das refeições e deixar os movimentos mais prazerosos.

Ficou curioso? Então fique por dentro dessas seis dicas, que tornarão mais prática sua vida na cozinha!

1 – Por onde começar?

A organização deve ser iniciada por prioridades. Primeiro, o local para os mantimentos, já que isso, geralmente, ocupa um espaço considerável do armário.

Em seguida, utensílios mais utilizados, como panelas, potinhos, escorredor, tábua de corte, etc. Depois vêm os talheres, que costumam ter um lugar definido já nas gavetas ou próximos do fogão.

Por fim, os utensílios menos utilizados, como batedeira, sanduicheira, pratos decorativos, taças, entre outros. Claro que isso variará de cozinha para cozinha, visto que cada um tem uma necessidade diferente da outra. 

2 – A praticidade dos móveis planejados

Os móveis planejados são o desejo de todos os que buscam uma cozinha bonita, mas não é só beleza que justifica essa preferência.

Como o próprio nome diz, quando você tem móveis planejados isso significa que aquela estrutura foi pensada para ser a mais funcional possível, da bancada ao modelo de puxador das portas e gavetas.

O espaço de armazenamento de um móvel planejado costuma atender muito melhor que um padrão, igual aqueles comprados em loja.

Já quando o morador encomenda um planejado, ele é elaborado em conjunto com um arquiteto ou designer ou empresa de marcenaria especializada.

São levadas em consideração as necessidades dos moradores e de quem mais utilizará o local, como mais espaço de armazenamento, prioridades, a melhor forma de guardar panelas, louças e mantimentos, entre outros aspectos.

3 – Setorização

Uma cozinha bem organizada é aquela que forma um triangulo, sendo as três pontas o fogão, a geladeira e a pia (lavatório). Quanto melhor desenvolvido isso, mais prático será para a preparação dos alimentos. Se um elemento ficar muito longe do outro, mais difícil será na hora de separar alimentos, lavar, cortar ou cozinhar.

Se você dispõe de uma cozinha grande, com bancadas espaçosas, pode setorizar uma área somente para corte de alimentos e preparação e outra para apoio ao lado do fogão.

Caso ela seja compacta, a regra é aproveitar todos os espaços de bancada. Então, possivelmente, deverá haver mais planejamento na preparação dos alimentos.

Ou seja, o famoso mise en place – termo francês que significa “pôr em ordem” – torna-se indispensável, porque será preciso deixar tudo o que for utilizar já lavado, cortado e pronto para levar ao fogão/forno.

4 – Administração dos espaços

As cozinhas de apartamento são exemplos de espaços compactos, que não possuem muita possibilidade de alteração de tamanho devido a sua estrutura.

Nesse caso, a melhor forma de aproveitar os espaços seria com bancadas contínuas e armários suspensos. Isso aumentaria a área de armazenamento.

Caso a cozinha seja estreita, cada centímetro aproveitado conta. Então, um armário também estreito já é de grande ajuda.

Tudo deve ser feito com um arquiteto ou designer para que medidas mínimas de transição na cozinha sejam respeitadas e tudo flua com tranquilidade, sem risco de as pessoas trombarem nos móveis.

5 – Onde colocar os talheres?

Os talheres usados no preparo de alimentos – pegadores, espátulas, colheres de pau, colheres grandes, entre outros – devem ficar, preferencialmente, próximos ao fogão. Jogo de talheres e facas podem ser guardados em gavetas e separados por categoria.

6 – Uma cozinha prática pede qual tipo de eletrodoméstico?

Quando se fala de praticidade, nem sempre nos referimos ao tamanho do eletrodoméstico, já que, às vezes, um compacto não terá tantas funções como um de tamanho padrão.

Fogões cooktops são pequenos, lindos e fáceis de limpar, mas não têm forno. É preciso avaliar, também, se o custo vale a pena, já que, no fim das contas, um fogão de embutir faria o mesmo serviço pela metade do preço.

O que traz praticidade nos eletrodomésticos são seus materiais, já que isso determina a facilidade para limpar, a durabilidade da peça e sua conservação. Limpeza é uma parte importante e toma muito tempo na cozinha. Pense bem nisso!!!