Ambientes verdes melhoram saúde física e mental dos moradores

20 de maio de 2022 em  Notícias Perplan

ambientes verdes

Purificação do ar, diminuição do estresse e aumento da produtividade são alguns

dos benefícios de ter plantas em casa 

 

 

Viver próximo à natureza está se tornando cada vez mais difícil, principalmente em grandes centros. Uma das alternativas buscada por muitos é a presença de plantas dentro de casas e apartamentos. Essa conexão com o verde no cotidiano traz benefícios para a saúde física e mental dos moradores, e torna o espaço mais receptivo, aconchegante e tranquilo. 

Entre os principais pontos positivos de ter plantas em casa está a purificação do ar. “As plantas absorvem o gás carbônico, liberando oxigênio. Áreas mais arborizadas possuem temperaturas mais amenas, pois as plantas auxiliam no equilíbrio do microclima, ou seja, proporcionam uma considerável melhoria e estabilidade microclimática”, ressalta o psicólogo do Espaço Viver Bem, da Unimed Ribeirão Preto, Breno César de Almeida. 

Coordenadora de Urbanização da Perplan, Gabriela Oliveira afirma que os ambientes verdes possuem papel importante no aspecto climático. “Quanto mais próximo da natureza, mais agradável é a temperatura. Um espaço verde pode proporcionar de dois a três graus a menos comparados a um centro urbano, além de melhorar a qualidade do ar”, completa. 

 

Outros benefícios 

Espaços com plantas também tornam as pessoas mais produtivas. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, em 2015, e publicado no Journal of Environmental Psychology, observar a natureza por 40 segundos relaxa a mente e aumenta a produtividade, além de auxiliar na concentração. “Esse contato com o verde também proporciona menos estresse e diminui riscos de morbidades psiquiátricas”, explica Almeida. 

Ambientes verdes promovem, ainda, maior convívio social. Parques e praças se mostram locais ideais para prática de exercícios físicos. “Aproveitar o espaço e diminuir o impacto ambiental faz parte do planejamento da Perplan em todos os empreendimentos, desde a topografia até aproveitar um fragmento arbóreo. Entendemos que esses locais estão entre os principais responsáveis por trazer conforto ao ambiente”, destaca Gabriela Oliveira. 

 

Plantas artificiais 

Sabemos que plantas reais exigem cuidados especiais, como posicionamento adequado no ambiente, abastecimento de água, troca de vasos, entre outros tipos de manutenção. Por isso, muitos optam pelos itens artificiais, que se apresentam como alternativa mais fácil, rápida e econômica.  

Segundo o psicólogo, elas não substituem as verdadeiras, mas ainda assim apresentam benefícios. “Se pensarmos em ambientes fechados, como escritórios, salas comerciais e afins, a simples presença de algo verde já traz benefícios pela sensação de proximidade com a natureza. É uma escolha válida quando se quer dar outro olhar para espaços que, digamos, estão sem vida”, conclui Almeida.