Alunos do Projeto Guri ganham instrumentos de Natal

27 de janeiro de 2022 em  Notícias Perplan

Alunos do Projeto Guri ganham instrumentos de Natal – Dinâmica com a Escola de Samba

do Mestre Adamastor e alunos marcaram ação da Perplan

 

A Perplan doou 50 instrumentos musicais para os alunos do Projeto Guri de Ribeirão Preto como presente de Natal. O programa educacional é voltado para a formação musical de crianças e adolescentes. A surpresa fez parte da dinâmica “Escola de Samba Corporativa”, feita pela equipe do Mestre Adamastor, da MA Treinamentos. Foram doados quatro surdos, 15 tamborins, 15 repeniques e 16 caixas, além de outros 50 mini instrumentos. A ação integrou as atividades de fim de ano da empresa, e ocorreu no dia 16 de dezembro, no salão de entrada da Arena Eurobike.

Inicialmente, os mais de 180 colaboradores da incorporadora, divididos em grupos, ensaiaram de acordo com orientações da equipe do Mestre Adamastor. Após cada um se apresentar, todos tocaram juntos, quando cerca de 40 alunos do projeto se uniram e participaram da apresentação final, surpreendendo os colaboradores que não sabiam da ação mantida em segredo pela diretoria da Perplan. “Ver as crianças tocando, a alegria deles ao abrirem os presentes, foi incrível. Poder proporcionar esse sentimento a eles é muito gratificante para todos nós”, ressaltou Patrícia Dias, coordenadora do polo de Ribeirão Preto do Projeto Guri.

A Perplan forneceu o transporte das crianças, além de um café da tarde no Hard Rock Café. “Recebemos com carinho o convite para participar da atividade, ainda mais pela oportunidade de levarmos os alunos para a dinâmica com o mestre de bateria. Nossos eventos estavam suspensos desde o início da pandemia, por isso, a ação com a incorporadora e urbanizadora foi tão importante”, destacou Milena Deganuti, gerente regional do Projeto Guri de Ribeirão Preto.

 

União Perplan

A atividade fez parte do “União Perplan”, nome dado ao grupo de ações realizadas pela empresa neste fim de ano. “Em conjunto com o nosso presidente, Ricardo Telles, notamos que precisaremos estar mais unidos do que nunca para enfrentar os desafios que estão por vir. Todos os anos trabalhamos um tema diferente. Em 2021, escolhemos ‘Superação’ como ideia central, principalmente por

conta da pandemia”, afirmou Luiz Fabiano Chaves, coordenador de Recursos Humanos da Perplan.

A dinâmica do Mestre Adamastor e a doação dos instrumentos para o Projeto Guri integraram as ações de responsabilidade social corporativa da incorporadora. “Todo ano, escolhemos alguma instituição para ajudar a fazer um fim de ano mais feliz. Em 2020, através da dinâmica Hearbike, doamos 44 bicicletas para o projeto Casa das Mangueiras de Ribeirão Preto”, contou Chaves.

 

Projeto Guri

O Projeto Guri é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atualmente, é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

O polo de Ribeirão Preto possui potencial para 421 vagas, e as aulas acontecem no Centro Cultural Palace, ao lado do Teatro Pedro ll. “Temos cerca de nove salas exclusivas para a realização do projeto, sendo uma destinada para administração e coordenação. Fazemos uma hora de aula duas vezes na semana, porém aqueles que atingem um nível mais avançado, fazem duas horas ao invés de uma”, explica Patrícia Dias.

Mais de 50 mil alunos são atendidos, por ano, em mais de 340 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O acesso ao Projeto Guri é gratuito. “Desenvolvemos políticas e práticas com foco na inclusão e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social”, explicou Milena Deganuti.

 

Mestre Adamastor

Consagrado como mestre de bateria e campeão do carnaval paulista de 1997 pela X-9 Paulistana, Reginaldo Souza, mais conhecido como Mestre Adamastor, leva para dentro de empresas os conceitos de administração e gestão de pessoas, aspectos essenciais em uma escola de samba. Suas dinâmicas envolvem aspectos como trabalho em equipe, liderança e criatividade.

“A escola de samba é uma empresa. A paixão pelo que se faz, o trabalho em equipe, a disciplina, o profissionalismo e muitas outras características fazem com que uma se assemelhe a outra. Por isso, eu trago uma dinâmica lúdica, mas com um conceito muito forte. As corporações buscam resultados, e eu transmito essa mensagem de uma forma diferente e intensa, proporcionando uma experiência única aos colaboradores”, ressaltou Mestre Adamastor.

Há um ano e meio na Controladoria da Perplan, Vinicius Aguiar nunca havia participado de uma dinâmica parecida. “O jeito como ele conduziu fez com que, no final, todos tocássemos em um só ritmo. Atividades como essa nos mostram que cada um desempenha seu papel, porém, isso impacta diretamente no resultado coletivo”, salientou.

“Sem dúvidas, foi uma ótima oportunidade de criarmos conexões com colegas de diferentes áreas que, às vezes, por conta da correria do dia a dia, não temos tantas oportunidades. O trabalho deve proporcionar boas experiências, e momentos de descontração são muito importantes. Sairei daqui com memórias das quais nunca vou esquecer, tentando a cada dia fazer o meu melhor”, disse Ana Vitória Silva, da área de Urbanismo.

 

Atração musical

As atividades de fim de ano foram encerradas com uma confraternização, na tarde do dia 17 de dezembro, no Hard Rock Café. A festa teve a presença de DJ, um show sertanejo com Guilherme Borges e a apresentação do rockeiro Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial. “Todas essas atividades fortalecem o espírito de equipe do grupo. As dinâmicas e festas são importantes para as pessoas se conhecerem e se divertirem. Faz parte do nosso modelo corporativo”, concluiu Ricardo Telles, CEO da Perplan.