Colaboradores Perplan se unem em ação voluntária

23 de dezembro de 2019 em  Notícias Perplan

Colaboradores da Perplan levaram alegria e presentes de Natal para idosas do Lar dos Velhos em Ribeirão Preto, uma ação social em parceria com o Grupo “Pensando nas Pessoas”

No dia 6 de dezembro, 10 colaboradores da Perplan, representando toda a incorporadora, estiveram no Lar dos Velhos de Ribeirão Preto. Se organizaram para fazer um café da tarde e recolheram doações de presentes, produtos de higiene pessoal e de limpeza para as 36 idosas acolhidas pela casa de repouso. A ação social mostra, claramente, a importância e a força transformadora do trabalho voluntário nas empresas.

Foi colocada uma Árvore de Natal no lounge da sede da Perplan com “cartas” das senhoras da casa de repouso – na verdade, uma foto com cada uma delas segurando uma “plaquinha” com o pedido de presentes. Cada colaborador ou grupo “apadrinhou” uma. “Foi muito gratificante participar do encontro com as idosas do Lar dos Velhos. Quisemos de alguma forma mostrar que elas não estão sozinhas, ainda mais nesta época do Natal, quando sabemos que elas não receberão a presença de familiares”, disse Samanta Fernandes da Silva, do Departamento de Incorporação.

Ela faz parte do “Pensando nas Pessoas”, destinado a acolher as propostas de ação de voluntariado dentro da empresa. O grupo foi criado este ano, junto com outros quatro, todos integrantes do Projeto “Perplan do Amanhã”.

Doação de 168 litros de leite

“Arrecadamos produtos que são utilizados, diariamente, pelo Lar dos Velhos e que, sabíamos, eles necessitam muito. Também compramos 168 litros de leite para auxiliar na alimentação das acolhidas”, diz Luiz Fabiano Chaves, coordenador de Recursos Humanos da Perplan. A ação social foi divulgada por e-mail Marketing para todos os colaboradores. Conforme eles escolhiam as cartas com os pedidos, deixavam os presentes junto à Árvore de Natal.

“A ideia, além dos presentes e da doação dos produtos de higiene e limpeza, foi, principalmente, dar atenção e carinho a estas pessoas que, muitas vezes, não recebem isso nem da própria família”, salientou Chaves.

          

 

“Perplan do Amanhã”

A ação foi organizada pelo “Pensando nas Pessoas”, um dos cinco grupos de trabalho do Projeto “Perplan do Amanhã”. Ele foi criado, em 2019, pelo presidente da incorporadora, Ricardo Telles, entre outros aspectos, para formar e valorizar líderes e outros talentos na empresa.

Esta foi a segunda atividade promovida pelo grupo. A primeira foi no Dia das Crianças, quando diversos colaboradores levaram presentes e promoveram um lanche da tarde para 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Casa das Mangueiras, ONG da Zona Norte de Ribeirão Preto.

Os colaboradores responsáveis pelo “Pensando nas Pessoas” e que organizaram a ação social de Natal são Maysa Lima (Orçamentos), Maria Fernanda da Silva (Urbanismo), Veridiana Tabajara (Recursos Humanos), Samia Canuto (Incorporação) e Samanta Silva (Incorporação).

 

Lar dos Velhos

A assistente Social do Lar dos Velhos, Patrícia Gentil Medeiros, disse que a maior dificuldade da entidade é a captação de recursos para a manutenção diária.

“Nesta época do ano é muito importante lembrar que a legislação brasileira assegura ao cidadão o direito de escolher onde aplicar parte do valor do seu Imposto de Renda, que pode ser destinado, diretamente, ao Fundo do Idoso. É possível, até, escolher a entidade para destinar o recurso. Os limites estabelecidos são 6% para as Pessoas Físicas e 1% para as Jurídicas. Estamos devidamente registrados e podemos receber doações”, contou.

Ela também destacou ações realizadas por empresas. “Esse tipo de iniciativa da Perplan é muito importante porque conecta vários agentes multiplicadores e permite que nossas idosas tenham um pouco de convívio social. Receber voluntários aqui é fundamental. Essa atenção dada a elas reaviva a memória e permite resgate e valorização da própria história dessas mulheres”, completou Patrícia Medeiros.

O Lar dos Velhos de Ribeirão Preto foi fundado, em 1960, pela Igreja Presbiteriana para atender viúvas sem filhos. Com a sanção do Estatuto do Idoso (Lei 10.741), em 2003, a casa de repouso abriu as portas para todas as idosas em situação de abandono na cidade. Ele está localizado na Travessa Pura Pantozi, 110, no Ipiranga. O telefone é (16) 3630-3235.