Dados mostram que 88% dos brasileiros vivem em casas

8 de abril de 2022 em  Notícias Perplan

Casas

Pesquisa foi feita pelo Censo QuintoAndar de Moradia, em parceria com o Instituto Datafolha,

em outubro de 2021 e divulgada neste ano 

 

De acordo com a pesquisa feita pelo Censo QuintoAndar de Moradia, em parceria com o Instituto Datafolha, e divulgada em fevereiro deste ano, 88% dos brasileiros moram em casas, enquanto 12% vivem em apartamentos. Para compor os dados, foram entrevistadas 3.186 pessoas a partir de 21 anos, das cinco regiões do país, entre 11 e 21 de outubro de 2021. Ainda segundo as informações divulgadas, sete em cada dez brasileiros moram em um imóvel próprio, sendo esse um dos aspectos mais importantes para a vida, de acordo com os participantes. 

Nas cidades do interior, a preferência dos brasileiros por casa é ainda maior – 92% dos entrevistados escolheram essa opção de moradia. O alto número tem relação aos animais domésticos. Em dados da pesquisa citada acima, seis em cada dez participantes possuem animais de estimação, sendo 47% deles, cachorros. 

 

Condomínios fechados 

A pesquisa mostrou, também, que do total de pessoas que vivem em casas, apenas 12% moram em condomínios e vilas. Essa porcentagem ainda é baixa, mas a tendência é aumentar ao longo dos anos. Segundo especialistas da incorporadora e urbanizadora Perplan, os brasileiros estão, cada vez mais, buscando a segurança, a comodidade e os diversos outros benefícios que a estrutura de um condomínio fechado pode oferecer.  

“Escolhi morar em um condomínio fechado por ter mais segurança, além da comodidade e estrutura de lazer. Adquirir um lote em um condomínio é, também, uma forma de investimento futuro”, afirmou Marcelo Trombela Bastos, vendedor comercial e proprietário de um lote no Vivendas da Mata, empreendimento da Perplan em Ribeirão Preto (SP).  

De acordo com o economista Márcio Penna, na cultura brasileira, o imóvel é, além de uma fonte de renda, uma forma de preservar o patrimônio. “As pessoas estão procurando novas formas de investimento como maneira de proteção, e os imóveis são uma opção sólida”, disse Penna.