5 dicas de como transformar sua casa ou apartamento em um refúgio confortável

9 de fevereiro de 2021 em  Dicas

O interior da nossa casa reflete o que somos e, não à toa, estamos buscando alternativas para deixar o ambiente bonito e acolhedor. Seja casa ou apartamento, este espaço é o local onde reunimos as pessoas mais importantes da nossa vida, a começar por nós mesmos. Por isso, é extremamente importante buscar energia para transformá-lo em um refúgio confortável. 

Uma casa mal projetada ou mal decorada pode trazer a sensação de desconforto e até mesmo desconexão com o ambiente. A partir disso, surgem as frustrações, pois o que deveria ser aconchegante e convidativo, torna-se cansativo e sem vida.

Por outro lado, existem algumas opções que podem transformar o nosso canto em um lugar perfeito para renovar as energias e desfrutar momentos agradáveis com a família e amigos. 

Tenha em mente a função do espaço 

Já é uma tendência, mas, criar espaços que integrem a às necessidades dos moradores será uma realidade cada vez mais forte. Podemos tomar como exemplo o Home Office e as ações à distância realizadas a partir de casa, que têm exigido readequar os espaços da casa ou apartamento de forma a atenderem as demandas profissionais, sem misturar-se ao pessoal. 

Paralelo a isso, sabemos que dedicar um lugar para separar uma área da vida de outra parte, é primordial. Portanto, analisar todo o conjunto e reconhecer os principais encaixes que podem ser feitos na sua casa ou apartamento, é ideal para adaptar-se positivamente a mudanças futuras. 

Defina o seu conforto

O conforto pode ter diversos significados e cada um deles é diferente para cada pessoa. Isso significa que para uma pessoa, a harmonia está no tipo de decoração mais exuberante, enquanto para outra, está no minimalismo.  

Contudo, mesmo estes extremos, existem algumas características comuns, como a escolha de móveis confortáveis, tecidos com texturas agradáveis e materiais duráveis. Estes atrativos são excelentes medidores de como criar um espaço de acordo com a personalidade de cada pessoa ou família. 

Outro exemplo é a escolha do local para morar. Considerando que o Brasil é um país tropical, em alguns estados, o clima é predominantemente quente. Ou seja, nessas regiões, a casa ou apartamento precisa de espaços ventilados e com luz natural para trazer a sensação de bem-estar.

Já em lugares onde as temperaturas costumam ser mais baixas em boa parte do ano, o conforto é definido pela sensação de aconchego e calor. O que difere um fator climático do outro, é a seleção do que combina com a sua personalidade ao escolher a região ideal para morar. 

Use cores 

Assim como determinar o conceito de conforto, definir uma paleta de cores para o ambiente também é um excelente caminho para a definição de refúgio confortável.  

Com efeito, é possível escolher tons para complementar o espaço. Em outras palavras, cores complementares são aquelas cujo contraste é maior entre si. Já as cores análogas estão próximas umas das outras no chamado ciclo cromático. 

Outra forma de escolher as cores para um ambiente é levando em conta sua temperatura. Cores frias básicas, como azul, violeta e verde, são associadas ao gelo, à água e à lua. Na prática, elas são caracterizadas pela sensação de seriedade, relaxamento e tranquilidade. 

Por outro lado, as neutras são formadas pelo preto, branco, cinza e todas as tonalidades, das claras até escuras, e intensidades combinadas. Inclusive, as principais características são o baixo reflexo e a baixa intensidade, a alta capacidade de complementar outras cores e o baixo impacto na energia do espaço. 

Cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, irradiam a sensação de alegria, entusiasmo e vivacidade. Sendo associadas ao sol, ao fogo e ao sangue, são famosas por transmitir energia e disposição para o ambiente. 

Adicione personalidade 

Adicionar texturas, como uma manta sobre o sofá, uma cesta rústica para revistas, um tapete macio, almofadas com tecidos diferentes e cortinas divertidas, mantém as coisas interessantes em um mesmo espaço. 

Acrescentar plantas naturais e flores frescas muda por completo a impressão sobre um espaço, trazendo a natureza para o ambiente, melhorando o ar e inspirando criatividade. 

Uma arte com significado pessoal, única e original também trará identidade e a personalidade de quem mora ali. Opções como murais de fotos, obras de um artista local e até itens artesanais feitos a mão dão um toque especial a qualquer decoração. 

O poder do olfato 

Atualmente, a aromaterapia tem se tornado muito popular, sendo usada para estimular diferentes partes do cérebro. Ela ajuda a amenizar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma e até resfriados, proporcionando bem-estar e fortificando as defesas do corpo. 

Além das vantagens da aromaterapia, os cheiros têm uma grande conexão com as emoções, porque o olfato é o único dos sentidos que tem direta ligação com a parte do cérebro que as rege. Ao sentir um cheiro, o cérebro humano grava na memória o sentimento conquistado naquele momento. 

Uma ótima alternativa para tornar a casa um espaço convidativo e prazeroso de viver, além dos óleos essenciais e difusores, são as velas aromáticas, que também servem como parte da decoração. 

Por exemplo, o aroma de bergamota – fruta cítrica de casca fina e cor alaranjada, “parente” da mexerica e da tangerina; em muitas regiões do Brasil, sinônimo de ambas – é capaz de revigorar e deixar o ar mais leve. Também é ótimo para repelir insetos. 

Para estudiosos no assunto, este aroma tem efeito antidepressivo, colaborando para diminuir a tensão entre as pessoas. Aromas cítricos são famosos por melhorar o apetite, fortalecer a saúde, elevar o humor e trazer alegria às pessoas e, consequentemente, ao ambiente.