20 Anos da Perplan

21 de setembro de 2020 em  Notícias Perplan

20 anos da Perplan

Perplan Urbanização e Empreendimentos completa 20 anos, com números e cases de sucesso que consolidam a empresa como uma das principais do seu setor no interior

A Perplan Urbanização e Empreendimentos completou, em 20 de setembro de 2020, 20 anos. Neste período, a empresa se notabilizou por desenvolver bairros planejados, loteamentos com completa infraestrutura e residenciais verticais de alta qualidade. Nascida familiar e forte, marca sua chegada nesta segunda década de atuação com a busca constante pela inovação.

O número “20” pode ser visto como uma espécie de símbolo de sucesso, vigor empresarial e superação. Mesmo com a pandemia e todas as implicações causadas pelo coronavírus, a empresa já vendeu, em 2020, um VGV (Valor Geral de Vendas) superior a R$ 220 milhões em produtos imobiliários.

Este ano também é o período no qual a Perplan consolida a venda de 100% das unidades dos loteamentos fechados. Entre eles estão Villa di Capri, Villa Piemonte, Upper Ribeirão, Über Van der Rohe, Portal da Mata, Residencial do Bosque, Quinta do Monte e Parque Manacás.

Um ano de muitos sucessos

A Perplan chega aos 20 anos com muitos resultados a comemorar. Além do que foi citado acima, o feito mais recente da empresa foi a comercialização, em apenas uma hora após o início das vendas, de cerca de 90% dos 575 lotes do mais novo bairro planejado de Ribeirão Preto, o Villas do Mirante. Localizado na Zona Leste da cidade, o empreendimento foi vendido por meio de uma plataforma digital criada especialmente para a ação.

“Foi um grande desafio realizar este lançamento, justamente, pelos atrasos causados pela pandemia de Covid-19. Trabalhamos no desenvolvimento da plataforma digital, que possibilitou que cerca de 5.000 pessoas estivessem ao mesmo tempo, on-line, buscando seu lote”, afirma Rodrigo Camargo, diretor Comercial e de Marketing da Perplan. Os clientes levaram, em média, cinco minutos para fechar cada negócio.

A estrutura tecnológica criada reproduziu, na Internet, uma experiência de compra que sempre foi feita de forma presencial, só que mais rápida e com segurança, comodidade e conforto para as pessoas. “Foi uma grande conquista para a Perplan e que já ficou na história do mercado imobiliário da cidade. Mais uma vez a empresa foi pioneira”, completa Camargo.

Também aos 20 anos e em 2020, a Perplan chega à marca de mais de 30 empreendimentos lançados e mais de 6.000 unidades imobiliárias comercializadas nas cidades paulistas de Ribeirão Preto, Franca, Mococa, Pirassununga, Bebedouro, Piracicaba, Presidente Prudente e Monte Alto e na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Tecnologia que capacita e motiva

A tecnologia também tem sido usada pela empresa como uma forma de integração e capacitação de equipes próprias e de corretores parceiros. Com a chegada da pandemia e do consequente e necessário isolamento social, a Perplan criou uma série de lives com os mais referenciais nomes do mercado imobiliário, oferecendo, gratuitamente, para parceiros e a sociedade em geral, capacitação e motivação de alto nível.

A empresa, que tem a inovação em seu DNA, também foi pioneira ao fazer o primeiro meeting totalmente on-line de Ribeirão Preto. Além das transmissões pela Internet, a companhia foi uma das primeiras a levar para o Cine Park Drive-In do Espaço Golf, em Ribeirão Preto, 80 veículos com corretores, seguindo todas as normas sanitárias exigidas para resguardar a saúde de todos.

Decisões colegiadas

A Perplan nasceu da parceria entre empresas com amplo know-how na construção civil – Perdiza Villas Boas, dos irmãos Adilson e Márcio Villas Boas, e CP Construplan, de Mateus Candia Leoni, José Rubens Bevilacqua e Fernando Junqueira. Todos eles se orgulham de terem construído uma organização que suportou várias crises econômicas nacionais com rigor e se preparou para a profissionalização em busca de perenidade.

A empresa iniciou seu processo de Governança Corporativa com consultorias especializadas e reformatação de processos, o que culminou com a criação do Conselho de Acionistas e a chegada, em meados de 2017, do engenheiro Ricardo Telles, desde então diretor Presidente da organização.

“A Perplan encontra-se em um patamar de profissionalismo totalmente respaldado pela sinergia entre o Conselho de Acionistas e a Diretoria. A Governança Corporativa trouxe para o cotidiano da empresa a dinâmica da tomada de decisões de forma colegiada. Assuntos debatidos por pessoas de diversos setores, com a participação de equipes competentes e qualificadas, têm gerado resultados e estratégias muito interessantes. Vivemos um momento que coroa estes 20 anos de Perplan”, ressalta Telles.

O desenvolvimento e os novos caminhos traçados para a empresa podem ser vistos, também, no planejamento de lançamentos. Em 2018, houve um lançamento, em 2019, dois e em 2020, quatro.

“Em 2021, nossa previsão é fazer entre seis e oito lançamentos, expandindo o portfólio da Perplan para mais cidades do Interior do Brasil. O mercado imobiliário vive um bom momento, com a queda dos juros da Taxa Selic, o que direcionou investimentos da Renda Fixa para a chamada ‘economia real’, balizada pelo imóvel, moeda forte no Brasil atual”, completa o diretor Presidente da Perplan.

Um excelente lugar para se trabalhar

Outro exemplo de como a Perplan evoluiu profissionalmente é que a empresa, em agosto deste ano, foi recertificada pelo GPTW Brasil (Great Place to Work – Excelentes Empresas para Trabalhar), com 85 pontos de 100 possíveis, por suas boas práticas em Gestão de Pessoas e clima organizacional. Houve melhora em todos os indicadores/pilares em comparação com 2019, quando ela obteve 79 pontos e também recebeu a certificação do GPTW.

“Esta recertificação mostra ao mercado que somos uma empresa preocupada com o ambiente de trabalho e com as pessoas, que age cada vez mais na humanização da companhia. Ela mostra que nosso colaborador entende que trabalha em uma empresa reconhecida por um órgão referendado”, afirma Luiz Fabiano Fernandes Chaves, coordenador de Recursos Humanos da Perplan.

A recertificação é como um “selo de qualidade”, que mostra ao mercado – para outras organizações e para as forças de trabalho especializadas – que a Perplan, além de ser uma referência em sua área de atuação e reconhecida por bairros planejados e projetos arrojados que executa, é um local onde o trabalho do colaborador é reconhecido, apoiado, incentivado, qualificado e recompensado.

O bem-estar e a saúde dos colaboradores são pontos muito importantes para a Perplan. Um exemplo foi a transferência, em janeiro deste ano, de seu escritório administrativo para uma laje corporativa com cerca de 1.000m2, em complexo erguido pela própria empresa em Ribeirão Preto. Ele conta com adequações que permitem o distanciamento orientado pelas autoridades sanitárias, tanto nas estações de trabalho como nas áreas de convívio.

Um pouco dos 20 anos da Perplan

A urbanização foi o carro-chefe e sempre esteve no cotidiano da Perplan. A empresa fez loteamentos fechados em Ribeirão Preto quando isso era apenas encontrado em grandes centros. E levou isso para outras cidades no entorno de Ribeirão Preto, há muito deixando claro sua vocação para investir no desenvolvimento urbanístico das cidades onde atua.

Exemplos disso são o Bosque das Juritis, um conjunto de glebas que, pelas mãos da Perplan, deu origem à região mais valorizada de Ribeirão Preto, objeto de desejo de quem quer morar bem, o Jardim Botânico e o Alto da Fiúsa; o Parque dos Resedás, primeiro bairro planejado de Presidente Prudente, também o primeiro do setor econômico da organização; e, em setembro último, o Villas do Mirante.

A Perplan segue um dos modelos mais modernos e eficazes em termos de Governança Corporativa, o do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Profissionalizar uma empresa que sempre teve um comando técnico, mas com alguma presença familiar, exigiu mudança de mentalidade. O caminho escolhido foi o da meritocracia.

Os fundadores, hoje no Conselho de Administração, participam ativamente da vida orgânica da empresa, mas sem qualquer potencial de ingerência. Todos discutem, debatem, mas a decisão final é de quem está no executivo da organização. O grupo é coeso e harmônico, com investimento em formação e capacitação das equipes.

A Perplan sempre se manteve forte como estrutura empresarial. Seus acionistas sempre diversificaram investimentos, criando uma carteira de negócios ampla e que deu consolidação aos planos da empresa. Hoje, o grupo está presente em setores como urbanização econômica e de médio e alto padrão, incorporação de médio e alto padrão, produção de açúcar e álcool e cogeração de energia elétrica.

Assista ao vídeo que fizemos para comemorar nossos 20 anos: