10 dicas para um Home Office mais eficiente

1 de outubro de 2020 em  Dicas

home office

O Home Office é, sem dúvida, uma tendência que veio para ficar. E dados comprovam isso.

Uma recente pesquisa da Fundação Dom Cabral e da Talenses, feita em 375 empresas brasileiras, revelou que 70% dos participantes mostraram intenção de continuar em Home Office parcial ou integral após a pandemia. Na indústria, o número chega a 80%, e no setor de serviços, a 89%.

Essa nova realidade trouxe uma preocupação a mais para os trabalhadores que em casa precisam dar uma atenção especial à decoração. Afinal, este ambiente passou a ser o cenário das lives e reuniões de negócios que acontecem por meio de aplicativos de videoconferência, como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet, entre outros.

O Home Office deve ser, sobretudo, a expressão de um ambiente profissional. Além de providenciar uma excelente bancada de trabalho que lhe garanta maior organização e funcionalidade, é muito importante dar uma atenção toda especial ao cenário de fundo e ao que está em seu entorno. Até mesmo porque, dependendo do enquadramento estabelecido por sua câmera, os elementos dispostos constituirão o cenário que aparecerá em sua videoconferência.

Disposição funcional do mobiliário no Home Office

A arquiteta Adania Porfirio Horta lembra que, como em qualquer espaço, a iluminação, a ventilação e a disposição funcional do mobiliário devem ser prioridade.

Também deve ser considerado o tempo de permanência naquele ambiente e o fato de que, muitas vezes, o Home Office acaba tendo que ser tratado como um espaço multifuncional. E aí é muito importante priorizar a versatilidade na hora de projetá-lo.

“Nestes casos, a tendência é ter cada vez menos espaços exclusivos definidos para isto ou aquilo. Devem-se constituir ambientes que atendam, com a mesma qualidade, as funções de trabalhar ou descansar. Posso ter um espaço 3×3 com poltronas e uma bancada com tela, que possa servir como uma sala de TV íntima ou um espaço de trabalho. É o espaço a serviço da função, e não o contrário”, conta Adania Horta.

Uma dica importante da arquiteta é não sacrificar um único cômodo do imóvel para esta função. Com a pandemia, ficou mais evidente que um notebook ou tablet podem transformar qualquer cantinho em uma estação de trabalho.

Um espaço de Home Office pode ser definido a partir da disposição de uma mesa ou uma bancada, que também ajudará a manter a organização do ambiente, ainda que não seja um cômodo exclusivo para isso.

“Mesmo que muitas vezes precisemos mudar de ambiente para seguir desempenhando bem o trabalho, o importante é sempre ter um ponto de apoio”, considerou Adania Horta.

10 dicas para um Home Office eficiente

1) Reserve um espaço que seja tranquilo, longe da dinâmica diária da casa, sobretudo, que proporcione silêncio e concentração.

2) Providencie uma ótima bancada ou mesa funcional com gaveteiro para organização de documentos e materiais de escritório.

3) Utilize estantes na decoração pode dar um charme todo especial ao ambiente, principalmente, se forem suspensas e abertas. Elas podem ser utilizadas para expor livros sobre temas de sua área de trabalho ou de outros assuntos de seu interesse. Estes objetos contribuem para imprimir ao ambiente um clima ainda mais profissional.

4) Providencie uma cadeira ergonômica  superconfortável pode fazer grande diferença e trazer muita qualidade de vida, além de contribuir para a melhora da postura e da prevenção de possíveis dores nas costas. Verifique se a cadeira é ajustável e confira se ela lhe proporciona equilíbrio e estabilidade.

5) Invista em uma distribuição adequada da iluminação é fundamental. Se for possível, escolha colocar sua mesa ou bancada próxima a uma janela. A luz natural é imprescindível, principalmente para melhorar a qualidade da luz durante as videoconferências. Outra dica é optar por uma boa luminária de mesa que possa, além de trazer beleza, ser eficiente e, estrategicamente, intensificar alguns pontos de luz no ambiente.

6) Escolha plantas para ambientes internos que sejam fáceis de cuidar pode ajudar a garantir a sensação de bem-estar, beleza e frescor. Elas, ainda, favorecem que os ambientes fiquem mais arejados, além de atuar para melhorar a umidade e a qualidade do ar.

7) Procure imprimir personalidade ao ambiente, ousando na escolha e na combinação das cores. As paredes podem ser de tons neutros, para proporcionar a sensação de maior amplitude e tranquilidade ao espaço. Porém, você pode escolher uma ou mais cores para destacar, além de brilhar nos elementos de decoração, como porta-retratos, porta-canetas, cor da moldura de quadros e murais, entre outros.

8) Invista em tecnologia. Não abra mão de ter uma boa conexão de Internet, com um roteador wi-fi que traga segurança, estabilidade, velocidade e maior alcance.

9) Tenha um computador com uma configuração eficaz, adequada as suas necessidades, talvez seja um dos itens, realmente, mais importantes, afinal, é este equipamento que garantirá que seu trabalho seja realizado. Há muitas máquinas no mercado com um bom custo-benefício. Verifique, entre outros itens, se ela tem um bom processador, memória RAM adequada e uma boa placa de vídeo. Estes são itens que devem ser observados com muita atenção.

10) Obtenha agilidade no compartilhamento de informações. Por isso, o melhor custo-benefício e que traga maior funcionalidade é a manutenção de dados em nuvem. Este é outro fator importante para que seu Home Office seja funcional e tenha um bom desempenho.

O cenário perfeito de sua live

– Evite elementos entulhados e ambientes desorganizados.

– Atente-se aos barulhos externos. Parece óbvio, mas a qualidade sonora do vídeo é fundamental. Evite barulhos de animais, de crianças ou de construções.

– Evite que a movimentação descontextualizada de indivíduos no fundo do cenário cause distração às pessoas que estejam assistindo seu vídeo.

Invista tempo na produção adequada do cenário. Lembre-se que esta produção ajudará a contextualizar, a transmitir sua mensagem e a contar sua história. A falta de roteiros, preparação e planejamento podem comprometer a qualidade de seu material.