Como preparar a casa para as festas de fim de ano

10 de dezembro de 2020 em  Dicas

O preto se sobressai nos detalhes, destacando os metais, os acabamentos e os revestimentos do espaço.

No Natal ou Réveillon, as festas de final de ano são oportunidades especiais para tornar a sua casa ainda mais acolhedora e alegre com a utilização de cores, texturas e muito brilho.

Quem resiste a uma linda decoração de Natal? Difícil mesmo é não se encantar com o brilho mágico do Réveillon. Queremos levar a magia das festas de final de ano para dentro de sua casa.

Com muita criatividade e estratégias simples é possível decorar sua casa para deixá-la com o clima e a energia destas celebrações mais que especiais.

Confira 7 dicas fáceis para caprichar na decoração e iniciar a contagem regressiva para o ano novo.

Brilho e alegria: escolha as cores da sua festa

O planejamento de sua festa pode começar com a escolha de uma paleta de cores que será o destaque de toda a sua decoração. Há três cores tradicionais nesta época do ano, usadas como símbolo das comemorações: o vermelho, o prata e o dourado.

Essas cores devem brilhar e aparecer nos enfeites, nos tecidos e nos utensílios. Uma ótima dica é utilizar balões ou bolas de Natal para ornamentar todo o espaço. Para expor os balões, você pode escolher uma parede específica, que será utilizada como um painel, que poderá ficar atrás da mesa da ceia, por exemplo.

Os balões também costumam funcionar bem para a decoração da área externa, como varandas, quintais e piscinas. Nestes casos, eles aparecem para complementar a ambientação. Existem muitos tipos de balões para estas datas específicas. Os que brilham podem trazer um charme a mais à decoração.

As bolas de Natal, além de serem o destaque da árvore, podem ser utilizadas como enfeites da mesa de refeição, em bancadas e estantes. É só colocá-las dentro de recipientes de vidro transparente para expô-las por toda a casa.

Taças, garrafas e fitas de cetim

A exposição de taças e garrafas podem trazer mais glamour para a sua festa. Escolha um jogo de taças entre três e quatro peças para ser o destaque de sua mesa ou bar. Você pode enfeitá-las com fitas de cetim ou glitter. Ou, ainda, pode enche-las com bolinhas ou papéis picados laminados ou com outros volumes e texturas.

Outra dica é escolher quatro garrafas, de preferência iguais. Você pode pintá-las ou encapá-las com as cores de sua festa. Cole na ponta de uma vareta os números do ano que se iniciará. Encha a garrafa com areia e coloque o número dentro dela. Pronto! Você terá um novo enfeite para sua decoração.

Velas e luzes especiais

As velas e as luzes podem ser usadas e expostas na decoração de forma menos convencional. Ao invés de colocar as velas nos castiçais você pode usar taças como suporte para elas. Forminhas, potes de sobremesa ou xícaras podem ser ótimos suportes também. Você ainda pode enchê-los com lentilha ou arroz cru. As luzes podem ser colocadas sobre a mesa. Elas iluminarão o espaço, trazendo mais brilho e destaque para a ceia.

Flores e perfumes

Belos arranjos de flores colocados à mesa ou em pontos específicos da decoração podem trazer muita elegância ao espaço. Prefira as flores naturais, pois elas perfumam o ambiente, provocando sensações interessantes, como paz e conforto. As flores brancas são ótimas opções. Lírio, orquídeas, jasmim, véu de noiva e rosas possuem aromas delicados.

Mesa inesquecível

Não temos dúvidas de que a ceia de final de ano sempre será a estrela da noite. Afinal, todos se reúnem em volta dela para comemorar a passagem de ano. É evidente que alguns pratos típicos não podem faltar, como chester, lombo, leitoa ou bacalhau,  para citar alguns.

Não se esqueça que você pode usar os pratos de sobremesa como decoração também. Eles ficam lindos se bem construídos, como os bolos recheados, os pudins e os pavês. É só usar as louças mais bonitas da sua casa. As mais adequadas são as transparentes. As brancas também são fáceis de harmonizar.

As frutas também podem ser utilizadas na decoração da mesa. As uvas verdes, no ano novo, e as roxas, no Natal, são as mais comuns. Os morangos e as ameixas também podem ser ótimos para estas decorações de fim de ano. Uma toalha bem bonita, de cetim, linho ou renda, também chama a atenção.

Letras e números para celebrar

É possível expor em paredes ou painéis os números do ano novo. Você pode escrever Feliz Ano Novo ou usar palavras-chaves, como saúde, sucesso, vida, alegria, entre outros, como uma maneira divertida de compor a decoração.

Os materiais para confeccionar estas letras e números podem ser papéis laminados brilhantes. Há também muitas letras decorativas disponíveis no mercado. É só escolher as que melhor combinam com o estilo da sua festa. Outra dica é fazer um pequeno varal de parede, que pode ser de fitas, linhas ou cizal, para pendurar mensagens ou desejos de ano novo.

Enfeites temáticos

Uma dica importante é a criação de um acervo de enfeites temáticos, principalmente, se o tema for o Natal. Os objetos temáticos podem aparecer em almofadas, vasos, porta-retratos, louças e outros itens específicos de decoração, além dos elementos tradicionais desta festa, como as guirlandas, as renas, o Papai Noel, os flocos de neve, a Árvore de Natal e os anjos, entre outros.

Os enfeites de ano novo podem aparecer nos detalhes do guardanapo e na utilização de tecidos metalizados para objetos com formatos, por exemplo, de lua, estrelas, pompons para representar a queima de fogos de artifício e os círculos, tudo com muito brilho, é claro. Uma superdica é a criação de um painel fotográfico com o tema de ano novo: um blackdrop glamouroso, com um fundo de luzinhas, pode ajudar a compor o cenário perfeito da sua decoração.