“Boa cultura” é reflexo de liderança e trabalho em equipe, diz coordenador de RH da Perplan

17 de junho de 2022 em  Nossa Gente

Profissional também ressalta que estabelecer relações (conexões) é um dos grandes segredos para a carreira

Formado em Administração de Empresas, Luiz Fabiano Chaves é coordenador de Recursos Humanos da Perplan há seis anos. Segundo ele, durante os 24 anos de carreira, esse sempre foi seu ramo de atuação. “Eu iniciei em 1998 numa indústria de artefatos de borracha em  Monte Alto. Daí em diante não parei mais, passei também pelo ramo metalúrgico, autopeças, serviços e alimentício antes de chegar na construção civil (Perplan)”, diz. Por conta da vasta experiência, o profissional ressalta o quanto é preciso uma boa liderança, além de engajamento e sinergia entre os colaboradores, para garantir uma “boa cultura” dentro da empresa. “O RH não faz nada sozinho. Se não tiver uma diretoria que dê o suporte e que queira e acredite nas mesmas coisas, nada acontece”, afirma.

Com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, Chaves conta que recebeu um convite para o processo seletivo da Perplan logo após ter se desligado de outra empresa. “Após um mês, fui contatado através do LinkedIn. Para mim foi Deus que me colocou aqui”, diz. O coordenador também ressalta o ambiente saudável e respeitoso da construtora. “Aqui, não há disputa diária e de posição. Todos querem construir e crescer juntos, tem espaço para todo mundo”, salienta.

Segundo Chaves, contratar comportamento e treinar as habilidades é o que funciona no mercado hoje em dia. Para todos os profissionais que estão iniciando no ramo, o coordenador de RH compartilha uma dica. “Continue sempre buscando aprimorar e se desenvolver. Acho que, hoje, estabelecer relações (conexões) é um dos grandes segredos para crescer na carreira, relacionar-se e ser você mesmo é fundamental”, diz.

Vida pessoal

Chaves é casado há 22 anos com Elisandra, com quem teve Pedro, seu filho de 15 anos. Durante o tempo livre, ele diz ter uma “vida mais caseira”. “Sou de ficar em casa mesmo. Gosto de assistir esportes em geral, principalmente futebol e séries”, conta. Além disso, o coordenador também realiza um trabalho voluntário semanalmente. “Eu participo vocalista de um grupo de canto da igreja, em Monte Alto”, finaliza.